Província Nossa Senhora de Guadalupe reúne Irmãs e leigos/as para o Conselho Plenário

Com o tema “Missionariedade e Profecia, no cuidado com a vida, em tempos de pandemia”, a Província Nossa Senhora de Guadalupe, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, promove o Conselho Plenário, nos dias 06 e 07 de agosto.

O evento acontece de forma online. Participam Irmãs de todas as comunidades da Província no Brasil, na Bolívia e no Haiti. Há também a participação dos leigos e leigas que somam na missão evangelizadora. Quem também participa do encontro é a Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, e a Conselheira Geral do Setor Animação Missionária, Irmã Maria Aparecida Barboza.

Serão dois dias de encontro, marcados por estudos e reflexões sobre a vida e a missão da Província, de modo a garantir uma ação efetiva junto aos sujeitos de missão, no âmbito social e eclesial, onde a Congregação é presença.

Na abertura do evento, a Diretora Geral ICM, Irmã Maria Freire da Silva, falou sobre perceber realidade atual e pensar o futuro, através de uma ação missionária conduzida pela Divina Ruah:
“É importante que abramos os nossos corações, as nossas entranhas e assim como Maria, saiamos às pressas, onde a vida clama. Assim também, como nossa fundadora, possamos viver sempre em saída; numa Igreja em saída, numa comunidade sinodal, que inclui toda a nossa vida” disse Irmã Maria Freire, que completou: “Que a nossa reflexão sobre a nossa vida transforme o caos em ordem, em beleza, no cosmético da vida nova. Que sejamos pessoas comprometidas com o hoje e o amanhã. Que com essa assembleia, possamos dar frutos novos”.

Irmã Maria Freire da Silva: transformar o caos em vida nova

Às Irmãs e leigos/as reunidos, a Coordenadora Provincial, Irmã Eurides Alves de Oliveira, destacou o tema e o lema: Saíamos às pressas, a Vida Clama (Lc 1,39) que está em sintonia com o momento histórico que vivemos: “Uma conjuntura socioeconômica e política caracterizada por Pandemias, necropolítica, negacionismo, doenças, fome, desemprego, violências, genocídios, ecocídio… Uma crise sistêmica e civilizatória, na qual o tecido social e humano, se encontra ferido, rasgado, polarizado, intolerante, permeado de ódio, indiferenças, mentiras (fake News)”.

 

Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora provincial

Mesmo diante dessa realidade, disse Irmã Eurides, cada Irmã, leigo e leiga é chamado a perceber as forças de vida que acontecem, a se reinventar e participar da ciranda profética e solidária, das iniciativas de fé, resistência e luta, das redes de solidariedade, das múltiplas iniciativas em curso na igreja e na sociedade civil, reafirmando com radicalidade e ousadia a opção por Jesus Cristo, pelo Reino e pelos pobres. (Clique aqui e leia a íntegra da mensagem)

Leiga Sandra Loyo partilha as reflexões feitas pelos leigos e leigas da Província

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia será dedicado ao estudo do Documento Capitular do Sexênio 2021-2026, com a partilha das comunidades e o estudo do tema do Conselho Plenário.

No sábado, dia 07, será apresentado o Pré-Projeto do trabalho missionário com a População em situação de rua; reflexões sobre as questões específicas da Província e o Planejamento de 2022.

CONSELHO PLENÁRIO

O Conselho Plenário é o segundo encontro mais importante na vida da Província, depois do Capítulo Provincial. Conforme as constituições da Congregação, o Conselho Plenário acontece uma vez por ano, havendo necessidade, é convocado o Conselho Plenário Extraordinário. O encontro é um “órgão colegiado de estudos, reflexão, assessorias com direito a voto consultivo para ação conjunta nos assuntos mais importantes da Província e das comunidades locais”.










Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets