Mensagem da Irmã Eurides Alves de Oliveira na abertura do Conselho Plenário da Província N. Sra. de Guadalupe

Conselho Plenário da Província Nossa Senhora de Guadalupe
06 e 07 de Agosto de 2021

Mensagem de abertura da Coordenadora Provincial
Irmã Eurides Alves de Oliveira

Queridas Irmãs!
Queridas Formandas e queridas leigas e leigos!

Acolho cada uma e cada um de vocês (senhoras) neste momento importante de nossa primeira Assembleia e Conselho plenário da Província Nossa Senhora de Guadalupe do triênio 2021 -2023.

Queríamos muito nos encontrar pessoalmente, nos abraçarmos, e na proximidade partilharmos e celebrarmos nossa vida e missão, refletir e projetar nossa caminhada. Infelizmente neste tempo sombrio, marcado pela pandemia da COVID 19, com a vacinação em marcha lenta, não nos foi possível. Mas, mesmo da telinha do nosso computador ou celular, é grande nossa alegria em nos reunirmos, nos olharmos mutuamente, ouvir-nos e com a corresponsabilidade que nos é peculiar, em unidade congregacional, realizarmos esta nossa atividade de estudo, reflexão e projeção de caminhada da Provincia. Depois do Capítulo Provincial, a Assembleia e Conselho Plenário, é a instancia de maior participação ativa, na vida e missão da Provincia.

Temos como tema para este conselho plenário a Missionariedade e profecia no cuidado com a vida, em tempos de pandemia, e o lema: Saíamos às pressas, a Vida Clama (Lc 1,39), em conformidade com nosso Documento Capitular e com os apelos e desafios colocados a VRC latino Americana, neste tempo e contexto histórico que estamos vivendo. Uma conjuntura socio econômica e política caracterizada por Pandemias, necropolitica, negacionismo, doenças, fome, desemprego, violências, genocídios, ecocidio… Uma crise sistêmica e civilizatória, na qual o tecido social e humano, se encontra ferido, rasgado, polarizado, intolerante, permeado de ódio, indiferenças, mentiras (fake News) …

Não obstantes a todas essas forças de morte, há também muitas forças de vida acontecendo. Com mística de olhos abertos e ouvidos atentos aos clamores que brotam do chão da vida do povo, dos sujeitos da missão, do interior de nossas comunidades, somos convidadas a nos reinventarmos e participarmos em ciranda profética e solidária, das iniciativas de fé, resistência e luta, das redes de solidariedade, das múltiplas iniciativas em curso na igreja e na sociedade civil, reafirmando com radicalidade e ousadia nossa opção por Jesus Cristo, pelo Reino e pelos pobres.

Irmã Liliana Franco Echeverri, presidente da CLAR, tem afirmado que no atual contexto, a VRC neste é convocada a manter-se aberta e sensível à densidade da vida que nos rodeia, procurando compreendê-la na sua complexidade e diversidade. A aprender a conviver com as incertezas e contradições e a transformar as dificuldades e desafios da realidade em possibilidades e potencialidades. Tarefa que requer muita reflexão, discernimento coletivo e coragem para criar e assumir o novo.


Do chão de nossos espaços de missão ecoa de forma eloquente, o grito da terra e dos pobres, nos impele à profecia, através da autenticidade de nossas relações, de uma espiritualidade sólida e fecunda expressa na coerência de vida, nos posicionamentos e testemunho dos valores do Evangelho. A uma inegociável esperança do verbo ESPERANÇAR. A uma permanente saída exodal em direção a Vida que clama.

Nossa assembleia e Conselho Plenário nos relança neste horizonte místico profético da igreja e da VRC, no qual somos convidadas/os a celebrar esse movimento já em curso em nossos espaços de missão, através das atividades e processos que serão partilhados, das vozes de nossas comunidades a partir do estudo do Doc Capitular, da contribuição das leigas/os, da caminhada dos setores e equipes, da reflexão do tema e lema e das questões especificas de nossa Província. Quer ser um espaço e tempo de busca coletiva de luzes e setas no e para o caminho.

Que a Divina Ruah, nos ilumine e nos dê ousadia para seguir caminhando em esperança solidaria e profética como irmãs do Imaculado Coração de Maria, inspiradas em Maria e Bárbara. Uma boa e fecunda assembleia e Conselho Plenário para todas/os nós!

Print your tickets