Canonização de Bárbara Maix: “tudo sendo feito com carinho e viva esperança”, diz Irmã Gentila

Este domingo, 27 de fevereiro, marca a feliz lembrança de dois anos do encerramento da fase diocesana da investigação sobre o presumido milagre atribuído à Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM). 

A ocasião foi celebrada em Caxias do Sul/RS, na Catedral de Santa Teresa, com missa presida pelo bispo diocesano, Dom José Gislon, ofmcap, e concelebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. Após a celebração, aconteceu a última sessão do Tribunal Eclesiástico que investigou a ocorrência do suposto milagre. As fotos desta matéria recordam aquele momento marcado pela gratidão a Deus, alegria e esperança.

Na ocasião, Irmã Marlise Hendges, então Diretora Geral ICM, destacou: “Bárbara nos dá exemplo daquilo que ela mesmo escreveu nas primeiras constituições: que todas buscassem o caminho da santidade” e acrescentou: “Em vida, Bárbara sempre procurou atender os mais pobres, os mais simples, as meninas órfãs e desvalidas. Agora, junto de Deus, ela continua intercedendo pelas pessoas que pedem curas e ajuda das mais variadas formas. Este é um momento de graça, de muita alegria de louvor a Deus que nos concede viver este tempo extraordinário na Congregação”, disse.

27 de fevereiro de 2020: Última sessão do Tribunal Eclesiástico

Leia mais: Processo de canonização de Bárbara Maix é aberto na Congregação para a Causa dos Santos

Passados dois anos desse importante evento, o processo de canonização da Fundadora ICM foi enviado ao Vaticano e tramita na Congregação para a Causa dos Santos. A pedido, a Irmã Gentila Richetti, postuladora da Causa, escreveu sobre o andamento da Causa. Leia:

2020: Irmã Gentila com os volumes dos processos enviados ao Vaticano

Temos a alegria de celebrar cada passo deste Processo. O da conclusão da fase Diocesana, no dia 27 de fevereiro de 2020, na Catedral de Caxias do Sul, foi de profunda gratidão a Deus e intensa comunhão eclesial.

A pandemia da Covid-19 que se alastrou pelo Brasil, desde março/2020, exigiu o isolamento social e impediu os voos internacionais. Assim, no dia 27 de abril as duas Copias do Processo Diocesano foram enviadas à Nunciatura Apostólica, em Brasília e, de lá para Roma, no início de maio.

A viagem de Irmã Marlise e eu foi sendo adiada e requerendo novos documentos até 28 de junho.

Aos 03 de julho de 2021, apresentamos o pedido de Abertura do Processo Apostólico, ao Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. A Sessão se realizou no dia 20 e foi divulgada no dia 30 de julho.

De agosto de 2021 a fevereiro de 2022, a Postuladora foi solicitada a traduzir o Processo Diocesano para o italiano e, em seguida, a redigir o Sumário. Este, foi impresso e entregue para a Revisão.

Tudo vem sendo feito com carinho, cuidado e viva esperança.

Este é um tempo forte de evangelização, caminho de nossa vocação à santidade e da santidade da Igreja. O testemunho da Bem-Aventurada Madre Bárbara nos anima e edifica.

Roma, 21.02.2022.

Irmã Gentila Richetti


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets