Artigo: Reflexão sobre as vocações

O mês de agosto traz para nós a reflexão sobre as vocações: sacerdotal, a Vida Religiosa Consagrada, dos pais, dos leigos na Igreja, na família e na sociedade. O termo vocação tem sua origem no latim através do verbo vocare, significa o ato de chamar. A Vocação Religiosa é o chamado de Deus para uma missão. Desde a tradição bíblica no Antigo Testamento e Novo Testamento, Deus chamou pessoas e as enviou no serviço aos pobres, doentes, e aos cativos, explorados em sua dignidade humana. Nesse mês, somos convidadas/dos a refletir juntamente com a CNBB, CRB/Nacional a “temática vem da Exortação Apostólica Pós-Sinodal, Christus Vivit, dentro do projeto do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional do Brasil (ChV 118-123).O tema: “Cristo nos salva e nos envia”, e o lema: “Quem escuta a minha palavra possui a vida eterna” (cf. Jo 5,24).

Por modelo de vocações, temos a vocacionada do Pai por excelência, aquela que escutou a voz do Senhor na voz do mensageiro (Lc 1,26-38), celebramos a Festa da Assunção, a mulher Maria, nossa Mãe e Mestra, que nos indica o caminho do seu Filho Jesus Cristo. Maria, a discípula fiel que saiu às pressas para anunciar que o seu Deus tem braço forte, derruba os poderosos do seu trono, e eleva os humildes. Maria, seguidora fiel de Jesus, o Filho de Deus, atenta à memória dos Patriarcas, a quem o Senhor havia prometido uma grande descendência (Lc 1, 39-56). Maria é a mulher vestida do sol da Ressurreição, grávida da vida nova, que pisou a cabeça do dragão, do império da morte (Ap 12, 1ss).

Olhando para esse modelo, assumindo nossa vocação de consagradas/dos à serviço da vida: de mulheres, de juventudes, de crianças e adolescentes, do povo em situação de rua. Escutemos o sopro do Espírito penetrando em nossos ouvidos, como o ar em nosso cérebro, iluminando nossa mente, passando em nossos rins, preenchendo nossos corações. Estamos vivendo uma crise além da pandemia, há o desgoverno, a tremenda agressão ao meio ambiente. Porém, há os grupos solidários, comprometidos com a defesa da vida.

Agosto traz para nós, as festas dos Patronos da Congregação, iniciando com Santo Afonso Maria de Ligório bispo e doutor da Igreja, homem dedicado aos pobres e às prostitutas. Santa Clara de Assis, São Bernardo, abade e doutor da Igreja, são os escolhidos por nossa querida Fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix, para proteger a Congregação.

Nesse dia, anuncio à Congregação a Sessão de abertura do Processo Apostólico, para a Canonização de Bárbara Maix. Clique aqui e leia a a Carta da Irmã Gentila Richetti.

 

 

 

 

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação da
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Print your tickets