Artigo: Trindade e Sinodalidade

Estamos iniciando o mês de julho, queremos refletir sobre o Tema: Trindade e Sinodalidade. O Deus dos cristãos é o Pai todo amoroso, revelado pelo Filho à luz do Espírito Santo. Uma releitura do ser trinitário de Deus, a partir da história de salvação culminante no evento pascal de Jesus Cristo, nos ensina a percorrer um itinerário que exige um caminhar juntos. A revelação trinitária se apresenta na comunhão e unidade do Deus Vivente, onde contempla-se o mistério do Único e relacional, existindo como Pai, e Filho e Espírito Santo. Em 1João 4,8 afirma-se que “Deus é amor”. O amor exige um outro para amar, ainda exige a terceira realidade que é o amor. Daí que desde Agostinho inicia-se a reflexão a ser mais aprofundada por S. Boaventura (Séc XIII) e Ricardo de São Victor (XIII) buscando fundamentar o respeito, a tolerância e harmonia das relações sociais tendo por fundamento as relações trinitária.

A unidade divina é uma unidade relacional de amor o que interpela a Comunidade humana e a Igreja a ser no mundo expressão dessa realidade amorosa. Esse dinamismo da Trindade Santa percorre o caminho sinodal de Jesus em sua ação missionária no resgate e defesa da vida. A caminhada conjunta é inerente a Deus enquanto Trindade. O fio condutor da criação vai revelando a tri-unidade em Deus, mostrando que Ele é uma Comunidade eterna, onde a reciprocidade, a distinção, os atributos são respeitados e compartilhados.

Pensar a Trindade e sinodalidade requer compreensão e experiência de mutualidade, inter-relação, interdependência e corresponsabilidade no compromisso da justiça e da Paz. Não se pode negar a descida divina para salvar o povo no Egito (Ex 3,7s), nem o percurso da divina Ruah ao perpassar a voz dos profetas e fazê-la sua. Da mesma forma, é inegável o Caminho Novo inaugurado por Jesus de Nazaré, o Filho de Deus feito carne (Jo 1,14).

A sinodalidade se expressa na inclusão dos pobres, dos doentes, dos que estavam à beira do caminho, encoberto pelo manto da humilhação e do escanteamento de uma sociedade que gera uma população vulnerável, mas não sabe abraçar a vulnerabilidade e potenciá-la. Jesus dá passos conjuntamente com os discípulos, instruindo-os a lidar com os mais vulneráveis do caminho, revela assim, a chegada do Tempo Novo, onde “Deus-Amor” unidade e Comunhão é reconhecido e experimentado. Vivemos um tempo de crise, de sofrimentos, de populações refugiadas distantes de suas origens, sua cultura, seus sonhos e realizações, e tantos povos originários indígenas, em nosso país como em outros países onde estamos, sofrem o massacre da vida, do desgoverno e do abandono.

A Trindade é dispensadora dos bens salvíficos. Está em íntima relação com a Criação, com a vida da humanidade, com o grito dos pobres e os direitos humanos, com a ecologia e a preservação do planeta, com a organização da sociedade e da Igreja, com a vocação à comunhão e à fraternidade, missão e destino de cada ser humano. É nessa alteridade de relação que o dar espaço para o outro, indo ao seu encontro para aproximar-se, é que se realiza a sinodalidade. Sinodalidade que exige escuta, discernimento e diálogo. Pelo mistério da encarnação, Deus toca a realidade frágil do ser humano que espera salvação. O dar-se em Deus é compreendido como saída de si para buscar e permitir que o Outro seja. Pode se dizer: “Deus é um encontro de amor (circuminsessio), uma espécie de festa de glória onde cada uma das pessoas encontra o seu sentido e plenitude no outro”. (PIKAZA, 2005, p. 147). Ainda podemos afirmar: “O amor é o Ser plenamente explicitado, o esseplenum, o Ser plenificado, a plenitude do Ser” (PUNTEL, 2011, p. 290). Portanto, a prática sinodal encontra raízes fecundas na revelação e na Tradição da Igreja onde a participação de mulheres e homens dão os acordes da ousadia profética.

A Igreja-Comunhão se dá a partir da redescoberta da origem trinitária da Igreja (LG, n. 1). O que significa afirmar que a Igreja tem sua origem na Trindade, isto é, vem do alto; está na Trindade e ruma para o acabamento trinitário. No centro da vida da Igreja está o batismo que nos faz todos membros iguais de um mesmo Povo de Deus. Sobre tal igualdade fundamental, e após ela, virão as diferenças de ministérios, serviços e carismas. A unidade e a diversidade na Igreja constituem a riqueza, comparada a uma sinfonia, acordo e harmonia, onde vários instrumentos tocam juntos e cada um mantém seu timbre (p. 34, 2016). A Igreja é, antes de tudo, um “mistério que mergulha nas raízes da Trindade, mas tem a sua concretização histórica num povo peregrino e evangelizador, que sempre transcende toda a necessária expressão institucional”. Dessa forma, viver o dinamismo trinitário de Deus por si já nos põe em movimento de saída sinodal.

 

 


Irmã Maria Freire da Silva.

Diretora Geral da Congregação das
Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Print your tickets