União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras promove 43ª Assembleia Formativa

Um grande momento de sinodalidade diante da diversidade dos Carismas para fortalecer a presença da Vida Consagrada na missão da Igreja. É com esse horizonte que a União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB) promove, em Belo Horizonte (MG), a 43ª Assembleia Formativa da entidade.

Com o tema “Transformar as Vulnerabilidades em criatividade profética – a vulnerabilidade como caminho de possibilidade de transformação”, o encontro reúne 173 religiosas e dois padres Superiores Gerais de congregações fundadas no Brasil. Também acompanhou o encontro a Irmã Eliane Cordeiro de Souza, presidente da Conferência dos Religiosos (as) do Brasil, a CRB Nacional.

Ao longo da semana, a programação contempla seminários, trabalhos em grupos, celebrações e confraternização. Entre os temas abordados, desacatam-se: a palestra com o Núcleo Lux Mundi, da CRB Nacional, sobre a prevenção e proteção dos vulneráveis na Igreja; o tema do encontro com a palestra da Irmã Nádia Coppa, presidente da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), a eleição de projetos comuns às congregações brasileiras e ainda a visita Instituto Inhotim, o maior museu a céu aberto do mundo.

Irmã Maria Freire da Silva, Delegada da USGCB e Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a partir do tema da assembleia, reflete que transformar as vulnerabilidades “requer que estejamos preparadas para abordar os grandes questionamentos de que o mundo da Vida Consagrada em geral está fazendo e que surgem com novas roupagens a cada geração, cada mudança cultural ou intercâmbios de culturas diferentes em nossas Congregações. Transformar as vulnerabilidades, exige amor, conhecimento, paciência, persistência e cuidado.”, disse.

Com a proximidade do Sínodo dos Bispos, Irmã Maria Freire destaca o desejo do Papa Francisco, de uma Igreja sinodal, é o desejo das congregações brasileiras: “estamos contribuindo para isso em nossas Comunidades. Essa assembleia é um tempo oportuno para compartilhar experiências, anseios, desafios e indicações de soluções. Foram muitos os caminhos trilhados e são muitos os caminhos a percorrer. Tudo em nossa vida se move para o futuro, porque se move para Deus Trindade”, finalizou.


 


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets