Setor Formação da Congregação reuniu Irmãs para encontro

No primeiro encontro do sexênio 2021-2026, o Setor Formação da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria reuniu as religiosas que são formadoras, e as Irmãs que estão iniciando nessa missão específica, para encontro de capacitação.

A atividade formativa aconteceu na segunda-feira, 24 de janeiro, de forma híbrida: presencial em Porto Alegre/RS e online.

“Foi o primeiro encontro do sexênio. O objetivo foi o de preparar os caminhos da formação inicial e da formação permanente”, disse Irmã Adelaide Queiróz Lima, Vice-Diretora Geral da Congregação e Conselheira do Setor.

O evento contou com o estudo Exortação apostólica pós-sinodal Vita Consecrata, do Papa São João Paulo II. O momento foi dinamizado pela Irmã Mônica Azevedo, Ministra Provincial da Província Sagrado Coração de Jesus, das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã. Já a parte da tarde foi dedicada à participação da Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, e para o momento de reflexão entre as Irmãs.

“O Vita Consecrata é um documento antigo, porém, muito atual. Irmã Mônica nos trouxe ainda a pedagogia de Maria na formação.”, afirmou Irmã Adelaide.

 

Irmã Adelaide: É preciso falar do Ser Consagrada.

 

A Formadora Geral destacou que o encontro foi avaliado como positivo e que os frutos já começaram:

“Já vemos o desejo das Irmãs em dar continuidade ao trabalho, assumindo a formação com leveza, tendo o Coração de Maria e Bárbara Maix como companheiras para levar adiante essa missão. Também pensamos formação continuada, a formação permanente, especialmente junto às Irmãs com mais idade. É preciso falar do Ser Consagrada. Testemunhar que vale a pena se doar e se consagrar apaixonadamente por Jesus Cristo e o seu projeto”, afirmou Irmã Adelaide.

Participaram do encontro Irmãs do Setor Geral, da Província Maria Mãe de Deus e da Província Nossa Senhora de Guadalupe, incluindo Irmãs que estão inseridas no Haiti, Moçambique e Angola.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets