Setor Animação Missionária reuniu Irmãs, leigos e leigas em seminário

O Seminário de Animação Missionária da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi um grande sucesso. Ao longo da segunda-feira, 18 de março, o evento online reuniu mais de 70 participantes, incluindo Irmãs, leigos e leigas dos países onde a Congregação é presença evangelizadora.

“Na alegria de nos reunirmos, estamos aqui, a partir da iluminação bíblica: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14), para indicar caminhos que possam, de fato, revelar a presença ICM no mundo.”, afirmou a Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral do Setor Animação Missionária.


Com maestria, a Irmã Lucia Weiller, SDP, conduziu o dia de formação, abordando o tema: “Missão/Inserção: Desafios e Possibilidades Frente às Novas Interpelações da Vida Religiosa Consagrada no Contexto Atual – Sinodalidade, Intercongregacionalidade, Interculturalidade e Intergeracionalidade.”


O Seminário também contemplou a partilha de experiências missionárias intercongregacionais, como a missão na Rede Um Grito Pela Vida, no Amazonas, que promove ações de enfrentamento ao tráfico de pessoas, e o Projeto Juntas Somos Mais, em Fortaleza (CE), que realiza oficinas de artesanato com mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Na unidade da missão ICM, o Seminário contou com a participação especial da Diretora Geral, Irmã Maria Freire da Silva; da Vice-Diretora Geral e Formadora da Congregação, Irmã Adelaide Queiroz Lima; da Irmã Maria Bernardete Macarine, do Setor de Assistência Social; da Irmã Eurides Alves de Oliveira, Coordenadora da Província Nossa Senhora de Guadalupe; e da Irmã Teolide Secretti, Coordenadora da Província Maria Mãe de Deus.

O Seminário instigou as Irmãs a fortalecerem as experiências de missão e sinodalidade já existentes, a caminhada com a Igreja, a potencializarem parcerias com outras congregações e a promoverem a abertura à interculturalidade.

 

Print your tickets