São Paulo: Relíquia de Bárbara Maix é depositada no novo altar da Paróquia São José do Belém

Em São Paulo/SP, a Paróquia São José do Belém, no Belenzinho, zona Leste de São Paulo deu início às comemorações dos 125 anos de fundação com missa de dedicação do novo altar da sua igreja matriz, no sábado, 14 de agosto. Entre as relíquias depositadas no altar está a da Bem-Aventurada Bárbara Maix.

A Missa, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, foi concelebrada pelo Pároco, Padre Marcelo Maróstica Quadro, e o Vigário Paroquial, Padre Thiago Faccini. A paróquia fica no mesmo bairro onde está o Educandário São José, unidade socioassistencial da Rede ICM de Educação e Assistência Social, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A história da instituição e da paróquia se confundem no serviço da caridade, prestado aos mais vulneráveis daquela região da capital Paulista.


Relíquia de Bárbara Maix

No Rito de Dedicação, após a liturgia da Palavra, depois da invocação da Ladainha de Todos os Santos, foram depositadas no altar as relíquias de santos e mártires, para significar que o sacrifício dos membros do corpo de Cristo teve a sua origem no sacrifício daquele que é a Cabeça. Nesse caso, foram colocadas as relíquias de São José de Anchieta, Santa Paulina e das Beatas Assunta Marchetti e Bárbara Maix.


As relíquias foram depositadas na Pedra Dara do Altar.  A relíquia é de primeira classe, um fragmento de osso da Bem-Aventurada Bárbara Maix.


Irmã Vergínia Maria Turgato, 94 anos, é religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, presente na Paróquia há mais de um século, especialmente no Educandário São José do Belém, obra social que atende crianças do bairro há 110 anos.

Ao Jornal O São Paulo, a religiosa, que atuou como catequista na comunidade por mais de uma década, também estava emocionada com a celebração, principalmente pelo fato de uma das relíquias depositadas sob o altar ser da fundadora de sua congregação, a Beata Bárbara Maix. “Nossa congregação está muito ligada a esta comunidade, que nos acolheu desde o início. Foram muitas gerações de crianças que acompanhamos no educandário”, relatou.

Já a Irmã Josélia Francisca Ramos, Diretora do Educandário São José do Belém, manifestou gratidão pelo reconhecimento prestado à fundadora ICM: “Nossa gratidão ao Pároco Pe. Marcelo Maróstica pelo reconhecimento e elevação da Bem-Aventurada Madre Bárbara Maix como fiel intercessora desta Paróquia e Região Belém na cidade de São Paulo” disse.

 

Comunidade das Irmãs ICM presentes na celebração

 

 

Leia a íntegra da matéria. Clique aqui

Com fotos de Luciney Martins/O SÃO PAULO e Ir. Josélia Francisca Ramos
e informações de Fernando Geronazzo/ O SÃO PAULO

Print your tickets