Retiro Espiritual Congregacional: uma pausa renovadora para a missão

Ao longo do ano, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria oferece o Retiro Espiritual para as irmãs, como um importante momento de pausa no cotidiano da missão, visando o fortalecimento pessoal e espiritual.

Estas oportunidades são momentos preciosos, nos quais as irmãs têm a chance de se dedicar inteiramente à sua relação com Deus, renovando suas energias e revitalizando seu compromisso com a fé e com a missão que exercem. Com o tema: “Seguindo Jesus em Comunidade” e a iluminação bíblica extraída de Marcos 3, 31-35: “Quem faz a Vontade de Deus, é meu irmão, irmã e mãe”, a equipe responsável pela elaboração do subsídio e acompanhamento dos Retiros visa proporcionar um ambiente propício para a contemplação de Jesus e o aprendizado do discipulado comunitário em fidelidade à Vontade de Deus.

No total, serão 14 oportunidades de encontro, das quais uma já foi realizada (com as próprias Irmãs da Equipe de Retiros, foto abaixo) e outras duas estão em andamento, no Instituto Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre (RS) e na Escola Pio XII, no Rio de Janeiro (RJ). Até setembro, outras onze datas estão disponíveis para que todas as irmãs possam participar.

Primeiro grupo a fazer o Retiro 2024 foi o das Irmãs integrantes da Equipe de Retiros


O Retiro Espiritual Congregacional tem a duração de seis dias. As irmãs vivenciam a jornada orante em torno do altar, na celebração penitencial, na Celebração Eucarística, nos momentos de silêncio, estudo e reflexão em grupo. Para cada dia, um tema é apontado para a reflexão: A comunidade acolhe a Palavra; A comunidade vence o medo; A comunidade compartilha o pão; A comunidade renova a sua fé; A comunidade experimenta a dor do Getsêmani; e a Comunidade é enviada em missão. Todos esses temas são embasados com reflexões bíblicas, teológicas, mariológicas, cartas de Madre Bárbara Maix e do magistério do Papa Francisco.

O maior benefício desse tempo dedicado ao retiro é percebido quando as Irmãs retornam às suas comunidades, renovadas na alegria de evangelizar e realizar sua missão junto aos sujeitos da missão. Esses momentos de recolhimento e reflexão são essenciais para que possam continuar a irradiar a luz do amor de Deus em suas ações diárias.

Confira as datas de Retiro Congregacional 2024

22 a 28 de Janeiro
Casa de Retiros Coração de Maria – Caxias do Sul (RS)
Com as Irmãs da equipe responsável por orientar os retiros

18 a 24 de Fevereiro
Instituto Coração de Maria – Porto Alegre (RS)

20 a 26 de Fevereiro
Escola Pio XII – Rio de Janeiro (RJ)

12 a 18 de Março
Casa de Retiros Coração de Jesus (RS)

15 a 19 de Março
Umuarama – PR

09 a 15 de Abril
Casa de Retiros Coração de Maria – Caxias do Sul (RS)

05 a 08 de Maio
Natal (RN)

29 de Junho a 05 de Julho
São Paulo (SP)

09 a 14 de Julho
Fortaleza (CE)

20 a 26 de Julho
Casa de Retiros Coração de Maria – Caxias do Sul (RS)

01 a 04 de Setembro e 05 a 08 de Setembro
Comunidade Oasis – Rio Claro (SP)

09 a 15 de Setembro
Vale Vêneto – RS

24 a 30 de Setembro
Casa de Retiros Coração de Maria – Caxias do Sul (RS)

 


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets