Reflexão sobre o mês da Bíblia

No cristianismo do século IV, S. João Crisóstomo, ao falar da Palavra de Deus referente ao batismo cristão, afirma que o batismo conduz a imitação de Cristo, deve realmente expressar uma vida consagrada a Deus, em imitação do justo lembrado nas Escrituras, como Abraão (hm. 8,7), o apóstolo Paulo (hm. 5,19), o centurião Cornélio (hm. 7,29) e em imitação dos Mártires, cujos venerados na Igreja(hm. 7,1-5).

O mês de setembro, dedicado à Palavra de Deus, traz como Tema: a “Carta de São Paulo aos Gálatas”, e como Lema: “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus (Gl 3,28d). A Carta traz presente o dinamismo da palavra de Deus a partir do batismo, articulando-o à vida em comunidade. Há uma unidade, superando os preconceitos na unidade, ser UM só em Jesus Cristo. A Pessoa de Jesus apresenta um novo direcionamento relacional baseado na liberdade.

Há que se considerar, que a unidade está ligada a diversidade e vice-versa. Uma não existe sem a outra. Essa é a dinâmica da Carta que tem em seu centro o “Hino Batismal”(TB, p.21), onde mostra a força do seu núcleo: Jesus Cristo. Essa realidade, a unidade, oferece uma abertura suscitada pelo Espírito Santo sem precedentes. A comunidade revestida da graça batismal deve se abrir e acolher a diversidade, descentrando-se de si para encontrar-se com o outro, o diferente e formar comunidade. São Jerônimo disse que “ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Deve existir um diálogo verdadeiramente pessoal, porque Deus fala com cada um de nós através das Escrituras Sagradas e tem uma mensagem para cada um. A Palavra de Deus gera comunhão, gera comunidade, gera a Igreja. Ora, “Aqueles que leem muito estão cheios e penetram no significado do que lêem; e aqueles que encheram podem irrigar os outros.” (Santo Ambrósio).

No século IV, Santo Agostinho denominou Deus de: “Beleza sempre Antiga e sempre Nova”. Beleza essa, que cria e re-cria, numa autodoação de si mesmo na evolução do mundo e da kénosis na Cruz, para ressurgir plenamente na manhã da Ressurreição. A realidade do Deus uno e trino, constitui ser um com o outro, para o outro, no outro, numa pericórese (comunhão) de amor, inter-relação de comunhão. Essa realidade divina se revela na Palavra quando a lemo-la, deixamo-la penetrar em nossos ouvidos, levamos ao nosso coração e devolvemos ao universo, através de nosso compromisso com os mais vulneráveis em nossos espaços de missão.

Ter ouvido – ouvinte da Palavra que penetra a mente, coração e entranhas, Ambrósio de Milão exortava: “Limpa teu ouvido, para que recebas as águas límpidas da divina Escritura em vaso puro…” Escutar é fundamental, deixar a Palavra gerar impacto em mim, me desafiar para a solidariedade. Nesse dinamismo, a pessoa não se cansa da beleza divina, revelada na Palavra, pois quanto mais busca, mais cresce o desejo, adentrando-se num processo de conversão, atraídos pelo Verbo, mistério belo e esplendor da verdade. A Palavra de Deus nas Escrituras é a carta escrita pelo Espírito Santo no coração do fiel( Orígenes séc. III) Na escuta silenciosa da Palavra divina o Espírito se revela como Aquele que anuncia as coisas futuras.

 

 

 

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação da
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Print your tickets