Quanto vale a vida? Organizações eclesiais e da sociedade civil realizam mobilização digital contra o tráfico de pessoas

Mobilizar e sensibilizar a Igreja e toda a sociedade brasileira sobre o tráfico de pessoas é o objetivo da campanha “Quanto vale a vida?”, retomada nesta segunda-feira (26), por diversas organizações eclesiais e da sociedade civil.

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria, leigos e leigas ICM, inseridos em diversas organizações como a Rede Um Grito Pela Vida apoia e participa da Semana de Mobilizações.

Entre os dias 26 e 30 de julho, serão realizados debates, lives e celebrações virtuais sobre o tráfico de pessoas e o trabalho escravo. A iniciativa contará ainda com a divulgação de vídeos, spot para rádio e materiais informativos sobre o tema.

A temática também será lembrada na celebração de encerramento da campanha Amazoniza-te, que celebra as conquistas da campanha e chama atenção para violações de direitos dos povos da Amazônia.

Impactos da pandemia

Um levantamento do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (Unodc) alertou para os impactos de uma “pandemia de tráfico humano”. A pesquisa identificou um aumento no número de vítimas de tráfico humano durante a pandemia especialmente na exploração de crianças.

A articuladora da Comissão Episcopal Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB, Alessandra Miranda, explica que a perda de renda, o desemprego e o isolamento social causado pela pandemia favoreceram a ação de criminosos, além de dificultar o acesso à justiça.

“A pandemia de Covid-19 criou condições que aumentaram o número de pessoas vulneráveis ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo. Então, neste contexto, promover a conscientização da sociedade e reforçar o combate à essas violências é muito importante”, ressaltou Alessandra.

Quanto vale a vida?

A mobilização é uma iniciativa da Comissão Episcopal Especial de Enfrentamento ao Tráfico Humano da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançada em 2020 e retomada neste ano com o apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, da Rede um Grito pela Vida da CRB Nacional e da Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (Asbrad).

Programação

26/07: mobilização digital Quanto Vale a Vida? A Vida Não é Mercadoria. Tráfico de Pessoas é Crime. Lançamento de Spots para rádio.
27/07: mobilização digital Adolescentes não são Mercadorias.


28/07: mobilização digital Meninas e Mulheres não são Mercadorias.

 

28/07: live Tráfico Humano em Debate 20h (horário de Brasília) e Spots Rádio

29/07: mobilização digital Trabalhadores não são Mercadorias.

Por: Divulgação/CNBB

Print your tickets