Províncias ICM celebram o IV Capítulo Provincial

Tempo de graça e ação do Espírito Santo, as Províncias Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora de Guadalupe, da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, celebram neste final de 2023, o quarto capítulo provincial.

A grande assembleia é o evento mais importante na vida da Província. Acontece a cada três anos e oportuniza dias de oração, comunhão, avaliação, ressignificação e projeção da missão evangelizadora da Congregação, segundo o Carisma e a Espiritualidade legado pela fundadora, a Bem-Aventurada Bárbara Maix.

Nestes dias também acontece a eleição das Irmãs que integrarão o Conselho Provincial, grupo que dinamizará a coordenação da Província. Serão eleitas a Coordenadora Provincial e as conselheiras que exercerão as seguintes funções: ecônoma, secretária, formação, animação vocacional, formação, animação vocacional e saúde. A vice-coordenadora provincial será uma das conselheiras eleitas.

O IV Capítulo Provincial será presidido pela Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, e será norteado pelo tema do XX Capítulo Geral (2021-2026): “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida”, e com o lema: “Saiamos às pressas, a vida clama” (cf. Lc 1,39).
Na Província Maria Mãe de Deus, o capítulo será realizado de 13 a 16 de novembro, no Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre (RS). Ao todo, 65 Irmãs, entre capitulares e convidadas, participarão do evento. Hoje, a Província é composta por 346 Irmãs, que vivem a missão em 54 comunidades religiosas presentes no Brasil (Rio Grande do Sul) e em Moçambique (Nampula e Quelimane).

Já a Província Maria Nossa Senhora de Guadalupe, cuja sede está em São Paulo (SP), reunirá 45 Irmãs para o capítulo que será realizado no Educandário São José do Belém, de 1º a 05 de dezembro. A Província dinamiza a missão no Brasil (Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins), Bolívia e Haiti. São 124 Irmãs divididas em 25 comunidades religiosas.

Toda a comunidade – Irmãs, leigos e leigas, colaboradores, devotos e devotas da Bem-Aventurada Bárbara Maix, congregações amigas e o povo de Deus – é convidada a acompanhar o capítulo na comunhão e oração. As atualizações serão divulgadas no site e nas redes sociais ICM.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

 

 

Print your tickets