Comunidades da Província Nossa Senhora de Guadalupe participaram do Conselho Plenário Provincial, realizado online entre os dias 09 e 11 de agosto.
O grande encontro teve como tema: “Vida Religiosa ICM cuidadoras da vida e da vocação” e lema: “Peregrinas da Esperança como artesãs do cuidado”. Participaram as Irmãs das 25 comunidades da Província no Brasil, Bolívia e Haiti. Em sinodalidade, o evento também contou com a participação ativa dos leigos e leigas.
Às redes sociais da Província, Irmã Eurides Alves de Oliveira, Coordenadora Provincial, falou sobre o encontro:
Mas do que trata o Conselho Plenário Provincial? Ir. Eurides Alves de Oliveira, Coordenadora Provincial, nos dá algumas indicações: “O Conselho Plenário é de suma importância para a vida da província, porque é um espaço formativo e de participação ativa das Irmãs nos processos e decisões da caminhada da província. Este evento, primeiro após o Capítulo Provincial, tem um grande cunho formativo, o dia de hoje está dedicado à análise de conjuntura socioeconômica, política e eclesial, e reflexões sobre o cuidado e a artesania da esperança. Está sendo muito bom!”.
E por que estes pontos estão sendo refletidos? Continua, Ir. Eurides: “Para podermos pensar e projetar a missão sempre fincada na realidade concreta, com os olhos abertos aos problemas e realidades que nos cercam e, assim, buscarmos conjuntamente dar as respostas!”.
O Conselho contou com a participação especial da Diretora Geral, Ir. Maria Freire da Silva, e seus valiosos apontamentos. A assessoria do encontro foi do Prof. Francisco Aquino Júnior, da diocese de Limoeiro/CE, e da Ir. Rose Bertoldo, ICM.
No domingo, último dia de encontro, as Irmãs apresentaram os frutos de cada setor ou área de missão, comunicações e alinhamento dos próximos passos na caminhada da Província
O Conselho Plenário foi encerrado com uma linda oração de envio, iluminadas pela luz do Senhor.
—
Informações de Irmã Ismara Libardi