Província Guadalupe realiza Seminário de Missão e Inserção

Acolhendo uma das fortes indicações do capítulo Provincial, e findada a espera imposta pandemia, a Província Nossa Senhora de Guadalupe promove de 27 a 29 de maio o Seminário de Missão e Inserção, em Teresina, Piauí.

Norteado pelo tema “Caminho construído na Sinodalidade”, as Irmãs viverão dias de estudo, partilha de vida e da missão das comunidades, fortalecimento mútuo e projeção das ações congregacionais nos mais diferentes espaços de missão. A atividade acontece de forma presencial e online, unindo comunidades do Brasil, Bolívia e Haiti.

A Coordenadora Provincial, Irmã Eurides Alves de Oliveira, destacou que o seminário é uma resposta a um desafio apontado no Capítulo Geral e Provincial que é o de reavivar a missão e reafirmar os sujeitos de missão – crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade:

“Esse seminário foi pensado, sonhado e preparado para dar concretude ao grande grito do Capítulo que apontou que esse triênio é para revitalizar, reanimar e fortalecer a nossa missionariedade junto dos pobres, na inserção em meios populares e na pastoral” disse.

Irmã Eurides destacou ainda que a sinodalidade é uma pérola que está na raiz da eclesiologia, vivida pelo Concílio Vaticano II, fortalecida pelo Papa Francisco e convocou as Irmãs ao compromisso missionário:

“Somos um grupo reduzido? Sim, mas diz São Paulo, não vencidos e não desanimados. Com o nosso coração aberto para somar com outros e outras, com a nossa criatividade, como dom da Divina Ruah, nós somos convidadas nesse seminário a fortalecer o caminho e a pensar o presente e futuro.”, afirmou.

A Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral do Setor Animação Missionária, que é uma das assessoras do encontro, destacou que, mesmo com número reduzido de Irmãs, o trabalho da Congregação faz uma grande diferença: “Somos desafiadas e ficamos esperançosas porque temos uma força que nos move neste pouco, capaz de fazer a diferença e de tecer uma rede diferenciada nos espaços onde estamos, ao encontro daqueles que o Evangelho nos aponta no caminho, que são pedras preciosas para a nossa congregação”, afirmou.

Online, diretamente de Porto Alegre (RS), a Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmã Maria Freire da Silva, saudou as Irmãs e deixou como reflexão que a sinodalidade nos torna pessoas de esperança e fé:

“Esse momento, o Seminário, vai aperfeiçoar, nos indicar vias novas e a sinodalidade que acontece no caminho de Jesus, no caminho dessa província repercute na vida congregacional. A sinalidade abraça as nossas vulnerabilidades, do povo, dos pobres que caminham conosco” disse.



O Seminário de Missão e Inserção será encerrado na tarde do domingo.

Print your tickets