Prevenção, assistência e repressão – mecanismos para enfrentar o Tráfico de Pessoas

A prevenção, assistência às vítimas e repressão são os eixos estratégicos da ação de enfrentamento ao tráfico de pessoas. Estas medidas foram abordadas pela Irmã Michele da Silva que, no Seminário de Formação e Animação Missionária das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, detalhou os mecanismos de enfrentamento à essa modalidade de crime específica.

Cada eixo, disse a Irmã, representa um leque de ações que requer sensibilização, comunicação e divulgação, escuta, acompanhamento, participação social e política, além da constante promoção da relação de redes com entidades que comungam com a causa.


Irmã Michele integra a Comunidade ICM Bem-Aventurada Bárbara Maix, de Manaus (AM), e durante o detalhamento de cada eixo de ação, abordou situações vividas no cotidiano da missão manaura, o que, guardadas as realidades regionais, também podem ser encontradas por todo o Brasil como, por exemplo, casos de abuso e exploração sexual de crianças, adolescentes e mulheres e o trabalho escravo.

“Tecemos redes no cuidado com a vida, lutamos pelo fim da violência e violação de direitos”, afirmou ao final de sua apresentação.

Print your tickets