Os 11 anos de Beatificação da Bem-Aventurada Bárbara Maix

O início do mês de novembro, traz para nossa reflexão o tema da santidade da Igreja, ao celebrar o Dia de Todos os Santos. No entanto, como nos afirma o Papa Francisco, existe a santidade da Igreja militante. A santidade tem início e fim na Vontade de Deus, deriva da santidade o dever moral e ético. Nesse mês, celebramos com muita alegria 11 anos de Beatificação da Bem-Aventurada Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A Busca Contínua da Vontade de Deus, marcou seu coração e a sua mente, através de sua vocação-missão na Igreja e na sociedade. Bárbara viveu o dinamismo da santidade sendo espaço da Divina Ruah, na escuta da Palavra, no encontro com Deus e com o próximo e no discernimento permanente dos apelos de Deus em sua vida no seguimento radical de Jesus Cristo. No encontro com a Palavra, Bárbara fazia discernimento ao dizer para as Irmãs:

“O que dizeis a esta Vontade de Deus? Estais de acordo com ela? Podeis olhar de frente para este sol da Santa Vontade de Deus, sem tristeza ou murmuração e louvando alegremente a Deus? Se sois capazes de fazer isso, sois minhas filhas” (Bárbara Maix, 1866)

Mulher de enorme inteligência espiritual, tinha a capacidade de intuir valores, o valor como um ponto na linha do horizonte. Os valores convidavam Bárbara a uma contemplação mais profunda da realidade. Se sente interpelada pelo grande poder transformador que existe na fascinação pelo belo através do descentrar-se de si; o vazio sempre crescente que vai se tornando habitado até afastar todas as desarmonias antes presentes, para então sentir-se preenchida através da oração, do jejum e da incessante busca da Vontade de seu Deus a seu respeito e da defesa da vida das crianças orfãs e desvalidas. Bárbara sabia lidar com os labirintos do poder que embalsamavam as Côrtes, tanto em Viena sua terra, como também no Brasil sob o reinado de Dom Pedro II.

Bárbara era uma mulher autêntica que vivia de acordo com os próprios princípios e não tinha medo de arriscar, estava confiante que iria dar certo, o Projeto congregacional a serviço da vida. Portanto, chegou no Brasil no dia 09 de novembro de 1848, no Rio de Janeiro juntamente com 22 congregadas, fundando a Congregação no dia 08 de maio de 1849. Sua ação missionária se estendeu para Pelotas e Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Seu olhar solidário revelava “conhecimento de harmonia, aptidão, flexibilidade, criatividade, capacidade de ouvir o outro, de reação, e de equilíbrio”, fazendo ecoar os gritos das mulheres, de crianças desvalidas, dos timbres da escravidão.

Em nossas mãos temos a partitura do seu legado que devemos decifrá-la à luz do Projeto da Trindade, manifestado em nosso Carisma, Espiritualidade e Missão, nos acordes impactantes dos desafios que nos interpelam nas linhas de nossa ação missionária junto aos pobres. Bárbara sabia que os benefícios divinos, estão estreitamente ligados com a responsabilidade humana. Seu pensamento criou sua realidade, daí que suas estratégias estavam focadas na sua meta: o Reino de Deus e suas consequências. Mostra o encontro da pessoa com seu Eu profundo, com o Deus que salva e liberta de todas as aflições e que gera impacto no espaço onde se dá o encontro.

Devotar-se à Bem-Aventurada Bárbara Maix exige, do devoto ou da devota, compromisso com sua vida e Missão. Requer expressar no mundo o seu autêntico perfil, o perfil da bravura e autodeterminação de uma mulher profetisa, ousada na arte da solidariedade, expansiva no otimismo e teimosia que brotavam de sua intimidade com o Mistério divino. Igual a amada do Cântico dos Cânticos, Bárbara adentrou no aconchego trinitário de Deus, mergulhando na experiência amorosa de Deus Pai e Mãe. Sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, viveu o evento pascal de Jesus Cristo, instruída pelo Espírito Santo; foi profetisa, discípula missionária.

Ó Bárbara, A Ti beleza transcendente,
Imanente em nosso coração,
Razão que dá sentido na busca de sentido,
Sobe a Ti, minha oração, derrama de Ti, o perfume da unção.
A Ti beleza inigualável, melodia que não se repete,
Notas que constroem a música da vida,
Nas linhas de nosso cérebro e no espaço de nosso coração,
Dança, no banquete sagrado que é nosso chão.
(Maria Freire, 2021)

Nessa alegria, venho convidar todas as Irmãs do Imaculado Coração de Maria, leigos e leigas -ICM, professores, educadores, funcionários, colaboradores para celebrar a Festa de aniversário de Beatificação a se realizar na Catedral Metropolitana de Porto Alegre às 10:00 horas do dia 06/11/2021, presidida por Dom Jaime Spengler. A Congregação celebrará em seus espaços de Missão.

Queridas Irmãs, no movimento da partitura do Espírito Santo, valsemos neste dia deixando subir aos céus nossos parabéns a nossa querida e Bem-Aventurada Bárbara Maix, e nossa reverência e louvor a Trindade Santa em seu Mistério de amor. Um abraço no maior tom que se eleva no ventre do universo no centro da Casa Comum. (Glückliches Fest!) Feliz Festa!

 

 

 

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação da
Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Print your tickets