Os 100 anos da presença das Irmãs ICM na Paróquia de Nova Prata/RS

Paróquia São João Batista e Nossa Senhora Aparecida – Nova Prata/RS.
“Nesta quinta-feira, 08 de abril, a Diocese de Caxias do Sul louva a Deus pelos 100 anos de criação de diversas paróquias do Vicariato de Nova Prata. O centenário é uma data especial para recordar o trabalho incansável de muitas pessoas, homens e mulheres, jovens, crianças e idosos, da cidade e do campo, que ajudaram a edificar, não somente os templos, mas levar em frente o trabalho evangelizador da Igreja. Rendemos graças a Deus pelos padres, religiosos e religiosas que atuaram e, até hoje atuam, à frente destas comunidades de fé. Que os santos padroeiros das matrizes e comunidades elevem ao Senhor as preces por esta porção do povo de Deus” (imagem – site da Diocese de Caxias do Sul).

Para celebrar o centenário, a imprensa local destinou algumas páginas do “Jornal Popular” à “Presença das Irmãs no Hospital São João Batista”, e à “trajetória das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em Nova Prata” e mencionou, igualmente, as homenagens a diversas Irmãs que atuaram no Hospital, como a Irmã Irene Raffainer, que dedicou, toda feita ternura, 70 anos de sua Vida Religiosa, aos doentes do mesmo hospital.

A iniciativa da divulgação deve-se ao Professor Rômulo Bernardi: “visando resgatar a contribuição desta Congregação de religiosas em nossa comunidade, busquei informações, no Arquivo da Instituição, bem como a ajuda atenciosa de Irmãs que aqui estiveram, e ainda estão prestando os mais diversos serviços”, escreveu.
“As Irmãs trabalharam no Hospital por 57 anos. Elas foram referência na localidade, no atendimento, no acolhimento, na disposição de servir a todos, principalmente os mais necessitados. Foram testemunho de vida simples, dedicada e fiel”.

A Escola Nossa Senhora Aparecida, foi fundada em 24 de fevereiro de 1937; foi mantida pelas Irmãs até 1970, quando a ACEASNOP passou a ser a mantenedora. No entanto, as Irmãs exerceram a Direção até o ano de 1990. Na foto, a primeira e a última Diretoras religiosas.

Em Nova Prata, as Irmãs atuaram também no Seminário São José, da Diocese e no Instituto de Educação Rural, para jovens agricultores. Nessa atividade, as Irmãs deslocavam-se às capelas e comunidades, do interior do município e de municípios vizinhos, para os treinamentos. Esta atividade não era mantida pela Congregação.

O Colégio Nossa Senhora Aparecida estendeu sua atuação no Bairro Promorar, um loteamento popular. Ali, várias Irmãs, por diversos anos, animaram as atividades da Escola, a Evangelização, e o atendimento às famílias do bairro.

As Irmãs do Hospital, com maior dedicação, a Irmã Ligia Lorenzatto, tiveram participação marcante na criação e instalação da Capela Santa Cruz, no bairro do mesmo nome.

Foram muitas as atividades e presenças das Irmãs: Educação, Saúde, Formação, Liturgia, Catequese, Ministras, Coral, ornamentação da Igreja, canto da Ave Maria em casamentos, Pastoral escolar e hospitalar, aulas de pintura, música, cuidado com os pobres, projetos solidários, atuação no presídio… (difícil mencionar tudo).

A todas, desde 1937, pelo testemunho de vida, pela alegria, pelas marcas deixadas no coração das pessoas. Deus seja louvado!

Nova Prata foi lugar de muitas vocações. Desde o primeiro ano de atividades da Escola, apresentou-se uma candidata que se tornou Irmã e Diretora da mesma escola. Sempre houve um grupo de juvenistas e muitas tornaram-se religiosas. Na leitura da crônica, chama a atenção, que a cada ano chegavam e eram recebidas uma ou duas ou mais aspirantes.

Note-se que, aqui na Comunidade do Instituto Coração de Maria, em Porto Alegre, somos 07 Irmãs, das quais 05 passamos por Nova Prata, como aspirantes, ou como professas.

100 Anos: Parabéns, Paróquia, sacerdotes, paroquianos; parabéns Irmãs todas que, por algum tempo, atuaram na localidade. Que os padroeiros, Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, sustentem a vida e a missão Paroquial!

“Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!” (Sl 39/40).


Por: Irmã Gema Tonial – Arquivo Geral

Print your tickets