Nota de apoio e Solidariedade ao Papa Francisco e a Dom Orlando Brandes

Superioras Gerais de Congregações Brasileiras convocam dia de oração em apoio ao Papa Francisco e a Dom Orlando Brandes


Queridas Irmãs, Gerais Brasileiras que compõem a União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras – USGCB.

Estamos vivendo um contexto histórico difícil em nosso País, onde o desrespeito tornou-se algo normal. Assistimos o Papa Francisco e Dom Orlando Brandes serem desrespeitados duramente pelo deputado Frederico D`Avila. Isso acontece, quando o Papa Francisco dá continuidade ao processo de sinodalidade da Igreja, convidando-a, a viver a escuta, o encontro e o discernimento em vista do Sínodo dos Bispos que realizar-se-á em 2023, e como revanche à homilia de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, afirmando que “Pátria amada é uma Pátria sem arma”, na Festa de Nossa Senhora Aparecida dia 12/10/2021. São os profetas de nosso tempo, que anunciam que a alegria do Evangelho é vida em abundância para os pobres. Assim vemos, que o dinamismo da profecia nunca é aceito por aqueles que são contrários ao Projeto de justiça e de verdade, proclamado e vivenciado por Jesus Cristo.

Queridas Irmãs, a Vida Religiosa Consagrada é por excelência, desde o início, a expressão da ousadia profética na Igreja. Sejamos como Ester (Est 4,17) que se preparou durante três dias, inclinou-se em sua dor, mas também em sua esperança, suplicando ao Senhor através da oração, do jejum e da incessante busca da Vontade de seu Deus a seu respeito na defesa da vida do seu povo. Era importante aprender a lidar com os labirintos do poder que embalsamava a côrte. Que estratégias utilizar para salvar a vida do seu povo e como enfrentar o rei. Tinha que liderar o plano de salvação de seu povo. A oração de Ester mostra o encontro mais profundo da pessoa com o Deus que salva e liberta de todas as aflições e que gera impacto no espaço onde se dá o encontro. Dessa forma, nós, como Gerais do Brasil, não podemos ficar alheias à essa realidade. Por natureza, nossas Congregações são chamadas à sinodalidade, à comunhão e à participação.

O Papa Francisco é a liderança mundial que convocou a Igreja e sociedade a debater e priorizar a vida da Casa Comum na Laudato Si (2015), a um pacto Global de Educação (2019) e o sínodo para Amazônia (2019). Faz a chamativa para uma fraternidade e uma amizade Social na Fratelli Tutti (2020), assumindo com ousadia profética a defesa dos mais vulneráveis. Somos chamadas, como Consagradas, a abraçar a vulnerabilidade em caminho sinodal, portanto, convido-as, a nos unirmos em oração no dia 22/10/2021 pelo Papa Francisco e Dom Orlando Brandes.

Que a Divina Ruah os proteja com seu movimento amoroso e profético dando-lhes força, saúde e coragem sempre maior para denunciar as injustiças e dinamizar a vida da Igreja para um Tempo Novo. O Mistério Trinitário de Deus os conduza sem medo e sem negociar o essencial de nossa fé. Ao Papa Francisco e ao Dom Orlando Brandes, nosso abraço e oração solidária.

Porto Alegre, 17 de Outubro de 2021.

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Delegada da USGCB

Print your tickets