Missa recordará os 11 anos da beatificação de Madre Bárbara Maix

Religiosa foi a primeira mulher beatificada pela Igreja Católica no Rio Grande do Sul

A comunidade católica de Porto Alegre vai celebrar o dia de Madre Bárbara Maix, no sábado, dia 06 de novembro, com Missa presidida pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, na Catedral Metropolitana, às 10h.

A celebração também recordará os 11 anos da beatificação da religiosa (06.11.2010), ocorrido no Ginásio Gigantinho. Madre Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, foi a primeira mulher beatificada no Rio Grande do Sul e seu processo de canonização já foi retomado no Vaticano.

A Diretora Geral da Congregação, Irmã Maria Freire da Silva, destacou o exemplo de doação da vida deixado pela Bem-Aventurada:

“Bárbara era uma mulher autêntica que vivia de acordo com os próprios princípios e não tinha medo de arriscar, estava confiante que o Projeto congregacional a serviço da vida iria dar certo. Seu olhar solidário revelava conhecimento de harmonia, aptidão, flexibilidade, criatividade, capacidade de ouvir o outro, de reação e de equilíbrio, fazendo ecoar os gritos das mulheres, de crianças desvalidas, dos timbres da escravidão” afirmou.

Para a celebração, a Congregação pede aos fiéis que observem as orientações da Arquidiocese de Porto Alegre como distanciamento, uso de máscara e do álcool gel para higienização das mãos.

 

Beatificação de Bárbara Maix em 06 de novembro de 2010, no Ginásio Gigantinho


HISTÓRICO

Bárbara Maix nasceu na Áustria, em 1818. Perseguida em Viena, por causa de sua opção pela vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro e 14 anos em Porto Alegre, onde trabalhou no atendimento às meninas pobres e desvalidas. Também teve passagem pelas cidades de Rio Grande e Pelotas. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro (RJ).

A vida cristã de Bárbara Maix, o testemunho de santidade e a cura milagrosa do menino Onorino Ecker, vítima de grave queimadura, ocorrido em 1944, em Santa Lúcia do Piaí, Caxias do Sul, foram determinantes para que o Papa Bento XVI a proclamasse Bem-Aventurada (ou beata, em italiano). A beatificação aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, no Gigantinho, em Porto Alegre. A Causa de Canonização está em andamento, na Congregação para a Causas dos Santos, no Vaticano.

 

 

 

Recorde: Brasil: Beatificação de Bárbara Maix – Leitura da Carta Apostólica

SERVIÇO

Missa em honra à Bem-Aventurada Bárbara Maix
Catedral Metropolitana de Porto Alegre
Sábado, 06 de novembro, às 10h


Por: Magnus Regis  | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets