Missa celebrará o Dia da Bem-Aventurada Bárbara Maix

Domingo, 06 de novembro, é o Dia da Memória Litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix. Para marcar a ocasião, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria promoverá Celebração Eucarística no Santuário São Rafael, às 11h.

A Missa será presidida por Dom Adilson Busin, cs, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Em carta-convite enviada às comunidades religiosas ICM, Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação, destaca que “foi na ousadia profética e solidária que Bárbara viveu sua santidade e fidelidade, por isso foi proclamada pela Igreja como Bem-Aventurada”, afirmou.

A celebração também recordará o aniversário de 12 anos da beatificação, ocorrida em 06 de novembro de 2010, No Gigantinho, em Porto Alegre.

“Sua presença muito nos alegrará, juntas celebraremos o evento de Jesus Cristo na vida da Bem-Aventurada Bárbara Maix e de nossa Congregação.”, finalizou Irmã Maria Freire.

HISTÓRICO

Madre Bárbara Maix nasceu na Áustria, em 1818. Perseguida em Viena, por causa de sua opção pela vida religiosa, mudou-se para o Brasil, em 1848. No ano seguinte, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), fundou a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Viveu no Brasil por 25 anos, dos quais, 11 no Rio de Janeiro e 14 anos em Porto Alegre, onde trabalhou no atendimento às meninas pobres e desvalidas. Também teve passagem pelas cidades de Rio Grande e Pelotas. Faleceu em 17 de março de 1873, no Rio de Janeiro (RJ).

A vida cristã de Bárbara Maix, o testemunho de santidade e a cura milagrosa do menino Onorino Ecker, vítima de grave queimadura, ocorrido em 1944, em Santa Lúcia do Piaí, Caxias do Sul, foram determinantes para que o Papa Bento XVI a proclamasse Bem-Aventurada (ou beata, em italiano). A beatificação aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, no Gigantinho, em Porto Alegre. A Causa de Canonização está em andamento, na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.

 

Serviço:

Celebração Eucarística
Memória Litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix
Data: 06 de novembro de 2022
Horário: 11h
Local: Santuário São Rafael. Rua Riachuelo, 508.

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets