Mensagem: Dia de Nossa Senhora de Guadalupe

Por ocasião do dia da padroeira da Província, a Irmã Eurides Alves de Oliveira escreveu mensagem sobre a Celebração de Nossa Senhora de Guadalupe. Confira, abaixo, a íntegra da mensagem:

“…dos Céus de nossa América Latina, brilha a delicadeza de quem nos visita, e não se esquece dos pobres, dos esquecidos. De seu manto florido, Nossa Senhora de Guadalupe exala a esperança de novos céus e nova terra”. (cf. Carlos R. Pinto)

Queridas Irmãs, Formandas, Leigas e Leigos ICM, amigas e amigos!

Com o coração, ainda aquecido de ressonâncias positivas do nosso IV Capítulo Provincial, temos a alegria, de começar este novo ciclo, celebrando a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina e de nossa Província.

Desejamos que esta data, 12 de dezembro, seja celebrada com alegria e renovada confiança na benção e proteção da nossa mãe e padroeira, a “Virgem Guadalupana”, a Mulher revestida do sol da justiça e do amor a todos os povos de nossa Pátria Grande.

Para nos ajudar a refletir, rezar e celebrar esta data transcrevemos, com algumas adaptações, trechos de uma bela mensagem do Papa Francisco sobre Nossa Senhora de Guadalupe:

– Em 1531, a Virgem de Guadalupe apareceu em Tepeyac, perto da Cidade do México. Ela continua caminhando no continente quando, por meio de uma imagem ou estampa, de uma vela ou medalha, de um Terço ou simplesmente de uma Ave-Maria, entra nas casas, nas celas dos cárceres, nos leitos dos hospitais, nos lares de idosos, nas clínicas de reabilitação, nas escolas, nos campos de refugiados, nas aldeias indígenas, nas comunidades eclesiais, nas casas religiosas… para dizer: “Não estou eu aqui, que sou tua mãe?”.

– Na escola de Maria, a Virgem de Guadalupe, aprendemos:
• A auscultar, desde as entranhas e no cotidiano da vida, a surpreendente voz de Deus que amorosamente nos visita;
• A pôr-nos a caminho para chegar aonde devemos estar: aos pés e de pé diante das muitas vidas que perderam, ou às quais roubaram a esperança;
• A caminhar pelos campos e cidades não com os sapatos de soluções mágicas, respostas instantâneas ou promessas fantásticas de um pseudo-progresso, que usurpa as identidades humanas e culturais, e esvazia o tecido vital de nossos povos;
• A caminhar pelos caminhos do povo, nutrindo o coração com a riqueza multicultural que habita o continente, sendo capazes de ouvir a voz do coração que pede amor-cuidado;
• A sermos como um pequeno fogo aceso sob as cinzas, e revelar pela amorosa compaixão e serviço, o sentido de Deus, da sacralidade da vida, do respeito pela criação, dos laços de solidariedade, da alegria de viver;
• A ler e acreditar na força dos sinais dos tempos que nos surpreende e transforma;
• A compreender que sua vida está marcada não pelo seu protagonismo, mas pela capacidade de fazer com que os outros, sobretudo os pobres animados pelo sopro do Espírito Santo de Deus, sejam protagonistas. Ela, brinda a coragem, ensina a falar e, sobretudo, anima-os a viver a audácia da fé e da esperança;

Com o coração de mãe, a Morena de Guadalupe, levanta e dignifica todas as pessoas que a invocam de coração sincero, dispostas a cumprir “tudo que Ele vos disser” (Jo 2,5) e a sair às pressas para visitar quem está necessitando de ajuda e consolo (cf. Lc 1,39).

Com Juan Diego, que viu e ouviu a Virgem de Guadalupe, e com tantos outros e outras, que Ela maternalmente, segue tirando do anonimato, dando-lhes voz e vez, assumindo seus rostos, vivências e lutas. Unidas a toda a Igreja, a todos os povos, em sororidade e comunhão com todas as comunidades da Província/Congregação, celebremos a memória litúrgica de nossa mãe e padroeira. Façamos neste dia, uma oração especial de louvor e ação de graças por todas as bênçãos recebidas, e de suplica orante pela vida e missão da Província e de todo o povo latino-americano.

Mil parabéns a todas nós, que temos a graça de contar com a bênção e proteção desta grande mãe e padroeira. Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Com sororidade, ternura e bem-querer, nosso abraço


Irmã Eurides Alves de Oliveira.

Coordenadora Provincial e Conselheiras
São Paulo, 11 de dezembro de 2023.

Print your tickets