Mensagem Congregacional: 173 anos da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Aniversário de 173 anos de fundação da Congregação das
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Mensagem da Diretora Geral Irmã Maria Freire da Silva


Queridas Irmãs, formandas, leigos e leigas ICM, colaboradores, amigos e amigas,

Hoje, com muita alegria, me elevo ao céu do Divino, o céu do Ressuscitado, para louvar e agradecer a Trindade Santa pela vida da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Sorrateiramente, chego até às senhoras para juntas abrir as nossas mãos, para uma festiva gratidão ao Senhor da Ressurreição.

Hoje, dia de agradecimento à Bem-Aventurada Bárbara Maix que, no alvorecer de sua vida, mergulhou no dinamismo trinitário de Deus, e ungida pela força da Divina Ruah, ultrapassou a rotina, a orfandade, os problemas sócio-econômico-político e religioso que seu país enfrentava, e projetou possibilidades em potencializar os talentos e dons da jovens pobres e desprotegidas da sociedade de seu tempo.

Bárbara, inspirada pelo Espírito Divino, para concretizar seu Projeto precisaria dar alguns passos:

1º Passo: Pedir autorização à Polícia-legalizar seu Projeto.
2º Passo: Falar com o imperador e solicitar um espaço para construir uma casa, para desenvolver seu projeto.
3º Passo: Organizar as domésticas por habilidades e necessidades;
4º Passo: As Regras e Constituições;
5º Passo: Falar com o Papa Gregorio XVI;
6º Passo: Analisar o desenvolvimento de sua ação, negociações com a polícia, o imperador…;
7º Passo: Redesenhar o Projeto, espaço viável, o Brasil.

Bárbara constrói, a partir dessa experiência, a sua forma de espelhar o projeto de Deus na Congregação. Bárbara não negociou seu projeto. Fez permuta apenas com Deus. Foi livre para decidir sobre seu projeto. Soube interagir com o momento histórico, com leveza e firmeza, no educar para a vida de forma integral e transformadora. Educar para Bárbara era um ato de esperança e de compromisso.

Ao som da música de um Novo Tempo, cantemos ao Senhor que, sob a proteção do Imaculado Coração de Maria, nos deu essa mulher discípula, missionária, dançarina de uma valsa inacabada, que deixou um legado para nós Irmãs, noviças, formandas, leigos e leigas ICM, todos que compõem nossos espaços de Missão. Unamos os nossos corações e nossas mentes. Deixemos nossos corpos serem a forma da expressão do Carisma, da Espiritualidade e Missão ICM.

Cantemos um canto de Paz e unidade das culturas dos povos e dos pobres que nos interpelam. Façamos no hoje de nossa vida a releitura do Carisma, sem permuta, mas com o olhar do Ressuscitado sobre nós, em caminho sinodal, abraçando as vulnerabilidades e potencializando-as.

Feliz Dia Congregacional! Feliz 173 anos de Fundação de Nossa Congregação!
Parabéns à todas nós!

Um abraço pascal-sinodal!

 

Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral

Print your tickets