Marcela de Roma, a Palavra de Deus e a participação efetiva das mulheres na Igreja dos primeiros séculos.

O mês de setembro traz uma abundante linhagem de santos e santas celebrados na liturgia da Igreja. E um deles é São Jerônimo, Padre e Doutor da Igreja. No Brasil, o mês de setembro é dedicado a Palavra de Deus e, neste ano, ao estudo da Carta aos Efésios, conforme aponta a CNBB:

“Em 2023, o Livro bíblico escolhido para aprofundamento é a Carta aos Efésios, com a inspiração: “Vestir-se da nova humanidade! (cf. Ef 4,24)”. Este Texto-Base procura explorar o sentido da unidade do Corpo de Cristo, que significa a vivência como filhos e filhas reconciliados com Deus, e assumir, no cotidiano, a vida nova experimentada no Batismo individualmente e em comunidade”. (CNBB)

A Palavra de Deus, desde o Antigo Testamento, tem sido a força da caminhada do Povo de Deus. Homens e mulheres assumiram a profecia fascinados e fascinadas pela Palavra de Deus. O Novo Testamento mostra a força da Palavra fascinando os discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré, o Filho de Deus. As Comunidades dos primeiros séculos do Cristianismo apresentam mulheres que se tornaram protagonistas da Palavra Divina.

Entre outras mulheres, encontramos “Marcella (325-410 DC), romana, cuja Igreja da Família em Roma se tornou um centro de estudo, oração e caridade “no seu palácio em Aventino”. Marcella ajudou São Jerônimo a combater heresias e a resolver disputas teológicas. Ela inspirou outra mulher, Fabiola, a construir o primeiro hospital de Roma, e Marcella montou o primeiro refúgio para mulheres cristãs na periferia da referida cidade. Sob a orientação de Marcella, Paula e sua filha Eustóquia colaboraram com Jerônimo na tradução latina da Bíblia, do grego e do hebraico. Estas mulheres mudaram-se para Belém e dedicaram o resto das suas vidas à tradução, revisão e correção de manuscritos, muitos dos quais lhes foram dedicados por Jerônimo. Lá, Paola fundou três conventos e um mosteiro”. (1)

São Jerônimo, que trabalhava conjuntamente com Marcela, admitiu que ela o igualava na ciência bíblica. Quando Jerônimo não estava em Roma, o povo acorria a Marcela para decidir questões de ordem exegética. O ardor de Marcela pelas Sagradas Escrituras era incrível do ponto de vista de Jerônimo. Tinha a Palavra de Deus no coração. Marcela era animadora de um grupo (frequentemente chamado de Circolo dell’Aventino, em homenagem ao local onde se conheceram), principalmente mulheres, mas também alguns homens que se reuniam para ler e comentar a Bíblia. Muitas vezes se lê que teria sido fundada por Jerônimo, mas não é assim: na verdade, ele mesmo conta (ep. 127) que, enquanto estava em Roma com dois bispos, foi abordado por uma certa Marcela que, insistentemente, havia persuadido a assistir às suas reuniões e a trazer a contribuição do seu conhecimento bíblico. Sua relação com a Escritura divina foi até incrível; ela não se cansou em cantar: “Escondi as tuas palavras no meu coração, para não pecar contra ti”, e a outra passagem sobre o retrato do homem perfeito: “Sua vontade é observar a lei de Senhor; dia e noite ele pondera” (Sl 118:11; Sl 1:2). Como consequência do testemunhar a Palavra de Deus, Marcela era comprometida com os pobres. Ela reuniu todos os doentes que estavam nas ruas, cuidando pessoalmente dos infelizes e das vítimas da fome e das doenças.

Era uma intelectual no sentido amplo e profundo da palavra. Curiosa e inquieta, dificilmente aceitaria a primeira resposta. Seguia-se com tenência e seus interrogatórios, não tanto para querer contestar, mas para querer prolongar de qualquer maneira, debater e reavivar, reservando sempre quem ridicularizava a resposta omitida. Em uma palavra, era juíza e, ao mesmo tempo, discípula. A sua vasta e refinada cultura, tal como ensinada às jovens patrícias da época, a essas raras qualidades, Marcella acrescentou a de liderança. Sua vontade tenaz a levou a falar de seus interesses a todos que conhecia. Ela tinha talento para ensinar.

Portanto, na celebração do dia de São Jerônimo(30.09), como aquele que traduziu a Bíblia para o latim a pedido do Papa Damaso, há que se considerar a presença e a contribuição de mulheres em seus escritos, e aqui lembrada a figura de Marcela. A Palavra de Deus levou Marcela a renunciar sua riqueza em favor dos pobres, a construir um hospital em sua própria casa para atender pessoas que, devido à pobreza, ficavam nas ruas à margem do bem-estar e da dignidade. É uma mulher crítica com um nível de autoridade grandioso e uma mente brilhante. Segundo Jerônimo, era estudiosíssima. Conhecia o latim e o hebraico. Marcela torna-se um modelo atual de discipulado no seguimento radical de Jesus Cristo, tira o véu que encobre a participação efetiva das mulheres na evangelização da Igreja em seus primeiros séculos.

Marcela revela uma personalidade altiva, polida e amadurecida na sua fé, no conhecimento do Evangelho, de todo o itinerário de Jesus Cristo, do chamamento aos discípulos e do compromisso que cada cristão e cristã têm com a Palavra de Deus. Forma Comunidade em sua casa, fazendo-a, espaço de estudos, reflexão da Sagrada Escritura, o primeiro centro de estudos bíblicos feminino da História. A educação e vasta cultura que sua nobreza possibilitou convergiu para divulgar com sabedoria e autoridade a Palavra de Deus, considerada a primeira pedra do monacato ocidental. Descendente de heróis romanos, não tinha medo de navegar contra as correntes que criticavam o fato dela ter transformado seu Palácio em Mosteiro.

Marcela deixou um legado às mulheres, mostrando que mesmo dentro de um espaço machista, conflitivo e no Cristianismo rodeado pelas heresias é possível a mulher fazer o diferencial a partir do seu espaço, ressignifica-lo, reconstruí-lo dando-lhe novo impulso com clareza de foco e tendo o Cristo Jesus como o Tudo que não morre através da Palavra e do testemunho dos mártires.

 

 

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Bacharel e mestra pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo e doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália.

 

 

Fontes:
https://informazionecristiana.jimdofree.com/ministero-donne/donne-insegnanti-nella-chiesa-primitiva/disponível em 31/09/2023.
Matrologia I, Madres Orientales(SS. I-VII), Monte Carmelo,2003
https://clarisseremite.xoom.it/virgiliowizard/sites/default/files/sp_wizard/docs/Girolamo%20-%20Lettera%20127%20-%20Alla%20vergine%20%20Principia%20-%20Elogio%20a%20Marcella.pdf, disponível em 31/09/2023.

Print your tickets