Com gratidão e esperança, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria celebra o Jubileu de Ouro de cinco religiosas que, há 50 anos, disseram seu “sim” generoso a Deus e seguem testemunhando a vida consagrada no serviço à Igreja e à sociedade.
São elas: Ir. Maria Itikawa (Comunidade Pastoral Caminho e Vida – São Paulo/SP), Ir. Antônia Iraci Andres (Comunidade Casa Madre Marta – Viamão/RS), Ir. Pierina Bernardi (Comunidade Colégio Dom Feliciano – Gravataí/RS), Ir. Gentila Richetti (Comunidade Instituto Coração de Maria – Porto Alegre/RS) e Ir. Maria Antônia Dall’Agnese (Comunidade Nossa Senhora do Bom Conselho – Silveira Martins/RS).
Para celebrar este tempo jubilar, as Irmãs participaram de um retiro espiritual em Aparecida/SP, junto à Mãe Aparecida. A programação foi coordenada pela Ir. Adelide Queiroz Lima, Vice-Diretora Geral e Conselheira do Setor Formação, e contou também com a participação da Ir. Marlise Hendges.
Foram dias marcados pela oração, pela convivência fraterna e pelo aprofundamento espiritual. As reflexões abordaram temas que iluminaram a caminhada jubilar: Jesus Palavra de Esperança e Paz; Jesus Caminho de Esperança e Paz; Jesus Sinal de Esperança e Paz; Jesus Fonte de Esperança e Paz; Jesus Âncora de Esperança e Paz; Jesus nos convoca a ser testemunhas de Esperança e Paz. Houve ainda celebração penitencial e momentos de estudo a partir da vida e obra da Bem-Aventurada Bárbara Maix e do magistério da Igreja.
A iluminação bíblica que guiou o retiro foi a passagem: “O Deus da esperança vos cumule de toda alegria e paz” (Rm 15,13a).
Ao longo de cinco décadas, as jubilandas têm se dedicado com generosidade à missão de educar, servir aos mais vulneráveis e anunciar o Evangelho, difundindo a espiritualidade e a obra de Bárbara Maix. O Jubileu é, portanto, celebração da fidelidade de Deus e do dom da vida consagrada que continua a gerar frutos de esperança e paz.