Irmãs participam do Conselho Plenário Geral da Congregação

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria estão reunidas em Conselho Plenário Geral. São dois dias de encontro on line onde as Irmãs estudam, debatem e projetam as ações que impactarão a vida e a missão da Congregação.

O evento – que é o segundo mais importante na vida da Congregação – acontece na terça (19), na quarta-feira (20) e tem como tema: “Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em fidelidade à raiz fundacional, no compromisso místico-profético com a vida.”, lema: “Saiamos às pressas a vida clama!” e tem o objetivo de avaliar os resultados do Documento Capitular do XX Capítulo Geral Ordinário, sua aplicação e fidelidade ao Carisma Congregacional.

Participam Irmãs do Conselho Geral, Conselhos das Províncias Maria Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, representantes das comunidades ICM no Brasil e no mundo, além de Irmãs convidadas. Na oração de abertura leigas e leigo ICM proclamaram o Evangelho do Bom Samaritano.

Na mensagem de abertura, a Irmã Maria Freire da Silva recordou o tema e o lema do XX Capítulo Geral e destacou o pertencimento, o foco, testemunho e o ser inteligente como pontos fundamentais para viver o atual contexto congregacional que exige sempre mais comprometimento com os elementos fundantes.

Irmã Maria Freire da Silva fez a mensagem de abertura do Conselho Plenário

“Enquanto Congregação, somos chamadas a ter pertencimento, a ter foco e testemunhar a vida em Jesus Cristo no coração da Igreja que nos desafia à sinodalidade na comunhão participação e missão. Isso se dá no corpo da Casa Comum, dentro de uma sociedade fragmentada, pandêmica, porém cheia de possibilidades através das organizações defensoras da vida” disse Irmã Maria Freire.

LEIA MAIS: Íntegra da mensagem da Irmã Maria Freire da Silva na Abertura do Conselho Plenário Geral

PROGRAMAÇÃO

Os dois dias de encontro serão intensos. Estudos, debates e a apresentação dos relatórios constam na programação.

Na terça-feira, pela manhã, houve a Análise de Conjuntura com a Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, formada em Ciências Sociais e mestra em Ciências da Religião. Já a tarde, o estudo continua com a palestra “Compromisso místico-profético com a vida em tempos de pandemia”, ministrada pelo padre Boris Agustín Nef Ulloa, do clero da Arquidiocese de São Paulo, professor doutor de Teologia Bíblica.

Já na quarta-feira, o Setor Geral e as Províncias partilham a caminhada realizada como Congregação. Em seguida, em grupos, as Irmãs estudam as prioridades e processos do Documento Capitular e fazem indicação das ações e a programação para 2022.

CONSELHO PLENÁRIO GERAL

Depois do Capítulo Geral, o Conselho Plenário Geral da Congregação é o segundo encontro mais importante da vida ICM. Acontece anualmente e, segundo as constituições, “é um órgão colegiado de estudos, reflexão, e assessoria, com direito a voto consultivo, para uma ação conjunta nos assuntos mais importantes da Congregação.”.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets