Irmãs do Imaculado Coração de Maria recebem Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Gramado.

A homenagem foi proposta pelo Vereador Renan Sartori, em reconhecimento ao trabalho das Irmãs no município de Gramado/RS.

Irmã Teolide Tereza Secretti, Coordenadora Provincial, da Província Maria Mãe de Deus, com Sede em Caxias do Sul/RS, acolheu e manifestou a gratidão pelo reconhecimento e homenagem, em nome das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.

Assim se expressou: “Como Coordenadora Provincial, sinto-me imensamente honrada e feliz por estar aqui recebendo e acolhendo esta homenagem em nome das Irmãs da Congregação. Foi grande a surpresa conjugada com uma imensa alegria quando fomos comunicadas para tal honraria. Manifesto nosso agradecimento e nossa eterna Gratidão ao Vereador Renan Sartori, autor da referida Moção, que reconheceu o trabalho incansável das Irmãs que por aqui passaram e deixaram marcas indeléveis em sua trajetória na profícua missão aqui desenvolvida.”


As Irmãs do Imaculado Coração de Maria fundaram a Escola Santa Teresinha, extinta em 1970, com 37 anos dedicados à educação. Assumiram a construção do Hospital Arcanjo São Miguel na década de 40 e lideraram a gestão da casa de saúde até 31 de outubro de 2013. Também coordenaram a Pastoral Paroquial São Pedro, com atenção especial à Pastoral da Saúde.

“Foram anos de muita luta, suor, mas felizes e comprometidas, imensamente agradecidas com a solidariedade do povo e, com o coração em júbilo, pelos 89 anos de trabalho evangelizador, pelo extenso cuidado com vida e pela saúde do povo Gramadense.”

Além da Irmã Teolide, também participaram da homenagem as Irmãs: Maria Bernardete Macarini, Conselheira Geral do Setor Assistência Social; Anísia Thiele, secretária provincial e a Irmã Therezinha Balestrin, que integrou a comunidade das Irmãs na cidade de 1994 a 2000 e, depois, de 2004 até setembro de 2022, quando a comunidade foi supressa.



Por: Província Maria Mãe de Deus

Print your tickets