Irmã Maria Freire da Silva participará da Assembleia da União Internacional das Superioras Gerais em Roma

Cerca de 700 religiosas, de 71 nacionalidades diferentes, se reunirão para a XXII Assembleia Plenária da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que será realizada em Roma de 2 a 6 de maio.

A Irmã Maria Freire da Silva, ICM participará do encontro como Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e como Delegada da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras. Outras Superioras Gerais brasileiras participarão do encontro de forma presencial ou online. No dia 05 de maio está previsto a realização de uma audiência com o Santo Padre, o Papa Francisco.

A Assembleia terá o seguinte tema: “Abraçar a Vulnerabilidade no caminho sinodal”, com a presença de 520 superioras gerais. O tema da sinodalidade estará no centro dos trabalhos, animados por mais de 10 palestrantes, através de 5 palavras-chave temáticas: vulnerabilidade, processo sinodal, vida religiosa e sinodalidade, periferias, chamados à transformação. O evento será apresentado na sexta-feira ao meio-dia na Sala de Imprensa da Santa Sé pela Irmã Jolanta Kafka, Presidente da UISG, Irmã Patricia Murray, Secretária Executiva, Irmã Franca Zonta, Superiora Geral das Irmãs Marianistas e Irmã Roxanne Schares, Superiora Geral das Irmãs das Escolas de Notre Dame.

A Assembleia um espaço privilegiado de escuta e busca

“Há muitas maneiras de tornar visível a sinodalidade: nossa assembleia, com seus conteúdos e métodos, é uma experiência de sinodalidade da vida religiosa feminina”, explica a presidente da UISG sobre os temas da assembleia plenária. “Esperamos viver um espaço privilegiado de escuta, de busca comum com o Espírito Santo”. Discutiremos como estamos contribuindo para o processo sinodal da Igreja”, acrescenta, “como podemos encorajar uma escuta profunda em estilo sinodal e como entrar em uma dinâmica de discernimento comum como Igreja, reconhecendo a vulnerabilidade como uma característica tipicamente humana”.

Os números da União Internacional das Superioras Gerais

Desde 1965, a UISG tem sido um ponto de encontro para as Superioras Gerais se reunirem e criarem pontes e redes, a fim de criar estratégias e sinergias que permitam às religiosas se comunicarem através das distâncias geográficas e diferenças linguísticas e culturais, de modo a estarem em comunhão. O organismo inclui mais de 1900 Superioras, cujas casas gerais estão distribuídas em 97 países do mundo: 25 países na Europa, com 1046 Superioras; 16 países na Ásia, com 184 Superioras; 30 países na América, com 479 Superioras; 22 países na África, com 166 Superioras; 4 países na Oceania, com 28 Superioras. Na Plenária o continente mais representado será a Europa; da África o país mais representado será a República Democrática do Congo; na Ásia, Índia; na América do Norte, Estados Unidos; na América Central e do Sul, México e Brasil.


Informações de Vatican News

Print your tickets