Irmã Maria Freire da Silva participa de plenária da União Internacional das Superioras Gerais

A União Internacional das Superioras Gerais – UISG realizou hoje, dia 11 de julho, o terceiro encontro plenário, diretamente de Roma, na modalidade on-line.

Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria e Delegada da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras – a USGCB, participou do encontro.

O objetivo foi reunir as Superioras Gerais de todo mundo, para refletir sobre a implementação do Documento Final da plenária realizada em Roma, nos dias 02 a 06 de maio de 2022.

Em seu discurso inicial, Irmã Nadia Coppa, presidenta da UISG, deu enfoque a sinodalidade como caminho de humanização e como método de um estilo de vida. Destacou que isso requer testemunho, uma chamada a fazer parte desse processo, envolver-se, na escuta ao Espírito Santo.

Assessores pontuaram sobre a formação, como construção de descobrir habilidades e capacidades no engajamento das diferenças. Afirmaram ainda que é necessários tomar consciência de que a partilha da sinodalidade encoraja na mudança de mentalidade e conversão. A experiência de sinodalidade é o desafio de abraçar as vulnerabilidades internas e cuidar das feridas dos pobres, dos refugiados, migrantes é dá voz à mulher.

Os assessores deram ênfase à inter-congregacionalidade, a participação das mulheres na Igreja e a superação do clericalismo dentro da proposta do Papa Francisco.

Foi um encontro de grande riqueza e compromisso para implementarmos o documento Final. Os trabalhos em grupos foram riquíssimos, inserindo as realidades mundiais que afetam a vida consagrada a missão no seguimento a Jesus Cristo.

Print your tickets