Irmã Maria Freire da Silva é eleita delegada da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras

A Diretora Geral das Irmãs do Imaculado Coração de Maria (ICM), Irmã Maria Freire da Silva, foi eleita Delegada da União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras (USGCB), para o período 2021-2024.

A eleição da delegada (equivalente a coordenadora) aconteceu na tarde da sexta-feira, 20/08, durante a Assembleia Eletiva online. Junto com a Irmã Maria Freire, compõem a coordenação as suplentes: e as suplentes: Irmã Rosane Lundim (Irmãzinhas da Imaculada Conceição), Irmã Ana Pereira de Macedo, (Catequista Franciscana), Irmã Irene Novak (Franciscana da Santíssima Trindade), Irmã Maria do Disterro Rocha (Filhas do Coração Imaculado de Maria) e Irmã Maria das Graças Rodrigues (Nossa Senhora da Glória).

“Assumo esse compromisso me colocando no coração da Trindade. Buscando forças na Trindade para, junto com a minha equipe, dinamizar a Vida Religiosa Consagrada no Brasil, através das Superioras Gerais. É um compromisso grande. Eu disse ‘sim’, a partir da Vontade de Deus na minha vida, a qual devo buscar sempre, como dizia a Bem-Aventurada Bárbara Maix.”, disse Irmã Maria Freire.

A USGCB reúne e representa as Superioras e Superiores de mais de 60 Congregações Religiosas fundadas no Brasil, ou que tenham sede geral no país. A organização tem a missão de animar, articular e dinamizar a caminhada da Vida Religiosa Consagrada, em comunhão com toda a Igreja. Além disso, contribui a nível internacional com a União Internacional das Superioras Gerais, a UISG.

Na Assembleia Eletiva, cujo tema foi “Abraçar a vulnerabilidade em um caminho sinodal” e o lema: “Ele teve compaixão!” (Lc 10, 37), duas indicações foram aprovadas como linha de ação para a nova coordenação que assume: a questão da vulnerabilidade congregacional e abraçar a intercongregacionalidade, ambas ações com vistas à missão, dentro de uma perspectiva da Igreja em Saída.

“Que possamos fazer um bom trabalho dentro de uma perspectiva de uma Igreja em saída, contribuindo com o Papa Francisco, para que a Igreja possa se visibilizar, sempre, no compromisso com os mais vulneráveis”, finalizou Irmã Maria Freire.

Equipe Cessante

A equipe cessante foi constituída pelas Irmãs Silvânia Coelho (Servas da SSma. Trindade), Iriete Lorenzzetti, (Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida), Lúcia Barbosa (Medianeiras da Paz), Kátia Segateli (Mensageiras do Amor Divino), Neli Rodrigues (Milicianas de Cristo) e Marlise Hendges (Imaculado Coração de Maria), com alegria e gratidão entrega a missão para a nova coordenação no período de 2021 a 2024.

DELEGADA DA USGCB

Natural de João Câmara/RN, Irmã Maria Freire da Silva, é Diretora Geral da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, eleita em novembro de 2020. Tem tem 62 anos de vida e 35 de Consagração Religiosa como Irmã do Imaculado Coração de Maria. É Bacharel e mestra em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção São Paulo e doutora em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália. Foi professora universitária até o ano de 2018, quando foi eleita coordenadora provincial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, missão que exerceu até sua eleição como Diretora Geral ICM.

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets