Intervenção da Irmã Nadia Coppa, presidente da UISG, no lançamento do Instrumentum Laboris do Sínodo

Estimadas Irmãs, acredito que o artigo seguinte ajudará em suas reflexões sobre o Sinodalidade.
É o discurso da Irmã Irmã Nadia Coppa, presidenta da UISG – União Internacional das Superioras Gerais.
Tenham uma ótima leitura.

Irmã Maria Freire da Silva

A intervenção de Ir. Nadia Coppa, ASC, Presidente da UISG durante a Conferência de Imprensa para a Apresentação do Instrumentum Laboris e da Metodologia da primeira sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação, missão” (4-29 de outubro de 2023).

–>  Clique aqui e baixe o Instrumentum Laboris e os materiais para reflexão

Sobre o Sínodo – 2024

Sabemos que a palavra “sinodalidade” vem das palavras gregas “syn” (juntos) e “hodos” (estrada, caminho). Segundo João Crisóstomo, esta é a definição da Igreja (cf. PG 55, 493): é entrar neste caminho juntamente com todo o povo de Deus que, nascido do baptismo e com a unção do Espírito: é a caminho que Deus espera da Igreja no terceiro milénio e este é um caminho que percorremos juntos guiados pelo Espírito que se realiza através da escuta comunitária da Palavra e da celebração da Eucaristia, da fraternidade da comunhão e da co-responsabilidade e participação de todo o povo de Deus, em vários níveis e na distinção de diferentes ministérios e funções.

A experiência da sinodalidade é antes de tudo uma experiência do Espírito, é um caminho aberto, não traçado de antemão, que se tece no encontro, no diálogo e na partilha que vem alargar e modificar o olhar de todos.

Ser Igreja sinodal, lemos no Instrumentum Laboris , significa reconhecer a comum dignidade que deriva do Baptismo, que faz de quem o recebe filhos e filhas de Deus, membros da sua família e, portanto, irmãos e irmãs em Cristo e enviados a cumprir uma missão comum (n.20). É ser uma Igreja de escuta que “marca e transforma todas as relações que a comunidade estabelece com os seus membros, com outras comunidades de fé e com a sociedade em geral” (n.22).

Para entrar no estilo e na prática da sinodalidade, é preciso cultivar as atitudes espirituais do encontro e do diálogo, da acolhida que abraça e inclui a todos, da humildade que nos leva a pedir perdão e a aprender com todos. Precisamos sentir que somos uma Igreja em diálogo , pronta a promover a passagem do “eu” ao “nós”, disposta a buscar a verdade e a não nos deixar esmagar pelas tensões. Surge com força a necessidade de estar lado a lado no planejamento e na construção do Reino. Precisamos de um estilo de partilha desprovido de qualquer forma de supremacia que favoreça a circularidade e a corresponsabilidade.

Entrar na sinodalidade significa aceitar partir, viver como peregrinos numa Igreja peregrina; é uma dança conjunta na qual todos, pastores e fiéis, graças a um diálogo vivo e a uma partilha de confiança, movem-se uns em relação aos outros, na escuta recíproca e comum da música do Espírito. A sinodalidade é uma experiência de encarnação que nos coloca na escuta da realidade, do grito dos pobres e das necessidades do mundo.

É a experiência da renovação de uma Igreja para se tornar cada vez mais uma Igreja relacional, inclusiva, dialogante e geradora, ou seja, uma Igreja que se deixa formar e renasce, no dinamismo do Espírito e graças a quem o faz viver.

A sinodalidade não é um caminho traçado desde o início e exige a abertura ao inesperado de Deus que, ouvindo o outro, vem tocar-nos, sacudir-nos, moldar-nos interiormente; é um caminho de discernimento comum de uma assembleia enraizada na Eucaristia que se faz consciente de si mesma e se põe a caminho juntos. É fundamentalmente chamado à conversão para elaborar e produzir uma comunhão missionária a serviço do mundo.

Os cinco delegados da UISG da União Internacional das Superioras Gerais (UISG) embarcarão, com todos os demais participantes do Sínodo, em uma jornada que visa “dar energia à vida e à missão evangelizadora da Igreja” . O Instrumentum Laboris servirá de itinerário para um profundo discernimento pessoal e coletivo. As fichas de trabalho propostas, de facto, são muito úteis para um discernimento no espírito, pois oferecem “um esquema de oração e reflexão pessoal em preparação para o intercâmbio grupal ou plenário e centram-se nos três temas fundamentais: Comunhão que irradia –” como ser mais plenamente sinal e instrumento da união com Deus e da unidade dos homens?”; Co-responsável na missão. – Como compartilhar dons e tarefas a serviço do Evangelho?” ; Participação, tarefas de responsabilidade e autoridade. – Que processos, estruturas e instituições em uma Igreja sinodal missionária?”

Assisa a fala em vídeo

O documento será lido com atenção por cada irmã que estará presente no Sínodo e depois compartilhados como um grupo usando o método da conversa espiritual. Através da oração e da reflexão pessoal e grupal, será possível discernir juntos como e onde o Espírito chama a Igreja na realidade de hoje.

A UISG (organização mundial de cerca de 2.000 líderes de congregações religiosas femininas) pretende apresentar o documento a seus membros nos próximos dias por meio de um webinar online com tradução para vários idiomas.

Procuraremos também envolver as religiosas de todo o mundo, seus colaboradores e aqueles com quem convivem, convidando-as a iniciar um processo de reflexão e discernimento para que também possam oferecer intuições e reflexões de diferentes contextos e culturas. Partilhamos algumas das questões indicadas nas fichas para acolher a sabedoria das outras irmãs e oferecê-la às participantes como contribuição. Para a UISG este é o início de um longo processo – um longo percurso de mudança e transformação em que nos sentimos chamados a comprometer-nos. Sabemos por experiência vivida que a sinodalidade não é apenas uma teologia , mas também uma prática espiritual, é um modus vivendi et operandi que deve ser cultivado e vivido.

Tanto a nível pessoal como comunitário, a sinodalidade nos chama a uma dinâmica de seguimento e testemunho do Senhor que está entre nós e nos convida a aprender como devemos caminhar juntos e com toda a Igreja de uma maneira nova. Estamos abertos ao inédito de Deus.O Papa Francisco nos lembrou que a sinodalidade «não é um capítulo de um manual eclesiástico, muito menos uma tendência ou um slogan a ser ostentado em nossas reuniões. A sinodalidade é expressão da natureza da Igreja , da sua forma, do seu estilo e da sua missão”. Ele ainda diz que “não devemos fazer um sínodo, mas ser um sínodo”.

Como freiras que ministram às congregações religiosas femininas, nos sentimos chamadas a desenvolver um modo de vida e governo que se manifesta e é marcado pelos três pilares interligados da Igreja Sinodal: Comunhão; O co-responsável na missão; Participação, tarefas de responsabilidade e autoridade.

Estudaremos como o documento nos chama a viver esses três elementos-chave, promovendo a formação permanente sobre a sinodalidade , com o objetivo de aprofundar as ideias que as fichas oferecem. Eles são muito úteis porque desenvolvem esses elementos fundamentais tocando em diferentes e importantes perspectivas (teológicas, pastorais, canônicas…). Será importante para nós promover um estilo de governo que desenvolva estruturas e processos participativos nos quais os membros possam discernir juntos uma nova visão para a Igreja e para a missão de cada Congregação. O Instrumentum Laboris, muito rico e articulado, pela variedade do que foi recolhido na consulta, oferece-nos um meio claro e eficaz de convidar todos os membros a abraçar um processo de renovação e transformação que todos esperamos para o bem da Missio Dei.

Irmã Nadia Coppa, ASC
Presidente da UISG

Print your tickets