Infância roubada: Irmãs ICM participam de documentário da Tv Aparecida

Na noite da quinta-feira, 25 de abril, a Tv Aparecida apresentou o documentário “Infância roubada”, dentro da série “Desafios da Igreja”. A missão vivida pelas Irmãs do Imaculado Coração de Maria, inseridas na Rede Um Grito Pela Vida, foi apresentada na grande reportagem.

Produzido pela jornalista Camila Morais, documentário foi embasado nos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, que mostra o Brasil registrando o maior número de estupros da história, com 74.930 vítimas. Deste número, 56.820 eram crianças e adolescentes, entretanto os dados são subnotificados, pois na maioria das vezes as vítimas silenciam e não fazem as denúncias.

Outros dados preocupantes e que motivaram a produção do documentário é que 68,3% dos casos de abusos ocorrem na residência das vítimas, 86,1% dos abusos cometidos com crianças de 0 a 13 anos são cometidos por pessoas conhecidas e em 64,4% são familiares das vítimas. E a cada seis minutos uma criança é abusada sexualmente no Brasil.

A jornalista entrevistou representantes de órgãos públicos, que trabalham em busca de conscientização e denúncias, e também mostrar o papel da Igreja no combate deste crime. Dentre as fontes entrevistadas estão o Cardeal Leonardo Steiner, delegadas de Polícia Federal e Civil, e membros do Ministério Público. Ainda será mostrada a articulação feita por leigos da Cáritas e da Rede “Um Grito Pela Vida”, que visitam comunidades na busca de conscientização e denúncias. As Irmãs do Imaculado Coração de Maria Roselei Bertoldo e Michele da Silva, da comunidade ICM de Manaus, deram depoimentos sobre a missão de enfrentamento ao tráfico de pessoas.



A equipe viajou para as cidades de Manaus, Manacapuru e Presidente Figueiredo, todas no Amazonas, que está no topo da lista de Estados com mais casos de abuso infantil. Assim, vai abordar como a vulnerabilidade social, somada à dificuldade de fiscalização, pode contribuir para o número de casos de exploração infantil. E também mostrar como funciona a aliciamento de menores por redes de tráfico de pessoas que se aproveitam das características da Amazônia para cometerem os crimes.

“Desafios da Igreja – Infância Roubada” é uma reportagem de Camila Morais, imagens de José Cláudio Souza e assistência de mídias por Juliano Amorim.

Assista a íntegra do programa no link https://youtu.be/2Mv4dVbsPmc?si=GR1F21tL9uAX9yLR ou no vídeo abaixo:


Com informações da Tv Aparecida

Print your tickets