Igreja na América Latina convoca Jornada de Oração pelo Haiti

Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento do Haiti. Com o povo haitiano, nossas Irmãs do Imaculado Coração de Maria vivenciam o sofrimento do conturbado momento social, político e econômico pelo qual passa o país mais pobre da América.

Mesmos distantes, podemos expressar a nossa proximidade espiritual. A CLAR juntamente com o CELAM e a Cáritas América Latina convidam para a Jornada de Oração pelo Haiti intitulada “Onde está o seu irmão?”, no próximo dia 22 de março.

Hoje, mais do que nunca, acreditamos que a oração e a fé podem ser amortecedores da angústia e do medo de milhares de meninas/os, mulheres e homens do Haiti.

Abaixo, assista ao vídeo e leia o posicionamento das instituições, endossados pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria

Queridas irmãs e irmãos:

O povo do Haiti vem sofrendo muito há muito tempo. Nas últimas semanas. A situação social e humanitária tornou-se extremamente pior. Temos consciência de que é fruto de múltiplos fatores e de uma história complexa, mas não podemos deixar de nos tornar próximos.

Neste tempo de Quaresma, o rosto de Cristo sofredor está nos mais de 3 milhões de crianças que necessitam de ajuda humanitária, nas 362 mil pessoas deslocadas internamente, em mais da metade da população que vive abaixo do linha da pobreza e com esperança de vida que mal ultrapassa os 64 anos; naqueles que perderam seus familiares e amigos vítimas de a violência; nas mulheres que sofrem todos os dias a violação dos seus direitos básicos e nas aqueles que não têm as condições mínimas para viver dignamente.

Onde está seu irmão? (Gn 4:9), Deus nos desafia hoje. Nós nunca poderemos permanecer indiferente ao sofrimento de todo um povo que faz parte do nosso povo América Latina e Caribe. Faz parte da nossa história. Faz parte da nossa Igreja.
Sabemos que a solução não está diretamente nas nossas mãos e que exige a coragem e a determinação de homens e mulheres com poder de decisão nacional e internacional. Contudo, estamos convencidos da força e do poder da oração, que também nos aproxima e expressa a nossa solidariedade para com o povo haitiano.

Por isso que queremos convidá-los a dedicar um dia de oração pelo povo do Haiti. Esse dia em muitas comunidades continua a ser comemorado a “Sexta-feira das Dores” ou “Maria aos pés da cruz”. É a Virgem que está associada às suas dores do seu Filho. É Maria que hoje chora pelo seu Filho no rosto do povo haitiano crucificado pela miséria e violência. A Ela, Mãe da Ternura e da misericórdia, queremos pedir a sua intercessão para que o Senhor aplaine os caminhos, disponha os corações, mova as vontades, para que nossos irmãos poderão em breve desfrutar de uma vida plena.

Que nossas práticas quaresmais sejam direcionadas com esta intenção naquele dia, mas também é importante tornar esta situação visível para chamar a atenção para a sua gravidade e drama. Por isso sugerimos que você faça algum gesto, momento ou ação comunitária concreta. Convidamos também outras comunidades cristãs e religiosas a se juntarem em oração, assim como os não-crentes, para se unirem aos seus sentimentos.

Unamo-nos ao clamor do povo haitiano para que esta voz seja ouvida na terra e no céu, confiando na misericórdia e compaixão de Deus pelos seus filhos.

Todos com o Haiti.

Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM
Confederação Latino-Americana de Religiosos – CLAR
Caritas América Latina e Caribe

 

Print your tickets