Igreja Católica promoverá campanha contra o tráfico de pessoas em julho

A Igreja no Brasil começa mais uma campanha em prol da vida e contra o Tráfico de Pessoas. Ao longo de julho, mês em que se recorda o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (30/07), a Igreja realizará a ação “Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!”.

A Campanha é promovida pela Comissão Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEETH), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria tem participação ativa na comissão através das Irmãs Eurides Alves de Oliveira, coordenadora da Província Nossa Senhora de Guadalupe; Irmã Maria Bernardete Macarini, Conselheira Geral do Setor Assistência Social e de Francisco Alan, da CPT Regional Nordeste 2 (Pará), leigo ICM.

A campanha preparou uma série de conteúdos – roteiro orante, vídeo, cards, entre outros – para levar esclarecimento e mobilização em torno da causa. Os conteúdos serão publicados no nosso site e redes socais. Além disso, todas e todos são convidadas a participar das mobilizações em todo o Brasil.

Cartaz

No dia 29 de junho, a CEETH divulgou o Cartaz 2023 da campanha. A arte é assinada pelo pintor, escultor e diretor de vídeos, Osmar Koxne. Na peça, destacam-se as frases “Caminhando pela dignidade” e o mote da mobilização: “Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!”.

Ao centro do cartaz, sob o mapa do Brasil que se destaca do globo terrestre, homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, com sorriso no rosto, e ao mesmo tempo com olhar firme, caminham mobilizados em protesto contra o tráfico, portando faixas com os dizeres: “Disque-denuncia 100”, “De olho aberto para não virar escravo”, “Um Grito Pela Vida”. A imagem também tem a bandeira com as cores da causa LGBTQIAP+.

O cartaz traz ainda a já reconhecida marca das campanhas da CEETH, com a ilustração de pessoas em situação de tráfico de tráfico de pessoas, caminhando sob um chão formado de código de barras.

Assina o cartaz as logomarcas da CNBB e da Conferência Episcopal Italiana, apoiadora do projeto.

Clique aqui para baixar o cartaz.

Folheto Orante

Além do cartaz, está disponível um folheto orante que sugere um roteiro de reflexão que pode ser rezado em grupo, comunidade, no sindicato, em sala de aula, e em outros espaços.


Clique aqui para baixar o roteiro.

Mobilização nas Redes Sociais

A Campanha “Tráfico de pessoas existe e precisa ser enfrentado. Basta!” será amplamente divulgada nas redes sociais, inclusive no facebook, instgaram e twitter das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A adesão das pessoas é super importante para o sucesso da divulgação, por isso, é importante que todas e todos postem as imagens, curtam, comentem e compartilhem os posts.

O Tráfico de Pessoas

O relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 50 milhões de pessoas no mundo, são vítimas da escravidão moderna. Pesquisa mais recente do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, alerta para a dificuldade em identificar as vítimas em razão da dinâmica do crime que muda a todo momento. No Brasil, dados do Ministério do Trabalho, apontou que 2.575 pessoas foram resgatadas de trabalho análogo a escravidão em 2022. A Igreja Católica reforça que não se trata apenas de números, mas de pessoas que sofrem graves violações e precisam que seus direitos e vida digna sejam respeitados.

Irmãs ICM na luta

O enfrentamento ao Tráfico de Pessoas é uma causa assumida pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O Carisma ICM, dom de Deus, desde sua origem, tem o compromisso com a vida das mulheres, jovens e crianças escravizadas e exploradas pelo tráfico de pessoas. Além da CEETH, a Congregação integra a Rede Um Grito Pela Vida, organização da vida religiosa consagrada que atua no enfrentamento e prevenção a escravidão moderna.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets