Graça e dom: Bento XVI autorizou a beatificação de Bárbara Maix

Foi no pontificado do Papa Bento XVI que Porto Alegre (RS) viveu a inédita celebração de uma beatificação. Na ocasião, Madre Bárbara Maix, religiosa fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, foi elevada à honra dos altares. O Papa emérito faleceu neste sábado, dia 31 de dezembro.

Um ano antes da beatificação, a Irmã Gentila Richetti, postuladora da causa de canonização, participou de encontro com o Papa. Ela pediu a bênção para a Congregação e comentou sobre a expectativa pelo evento. Bento XVI foi assertivo na previsão:

“Aos 30 de novembro de 2009, os Bispos do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) tiveram a Visita ad Limina com o Papa Bento XVI. A convite de Dom José Mário Ströeher, então Bispo de Rio Grande, pude cumprimentá-lo e, ainda que brevemente, falar-lhe da Causa de Beatificação e Canonização de Barbara Maix, Fundadora da Congregação. O Papa perguntou-me: “onde será a Beatificação?” Respondi: “Em Porto Alegre”. E ele repetiu: Porto Alegre, então será mais alegre!”. Disse-lhe que a então Diretora Geral, Irmã Marlise Hendges, pedia a Bênção para toda a Congregação. Ele repetiu: “Para toda a Congregação!”.

A beatificação de Madre Bárbara aconteceu no dia 06 de novembro de 2010, e reuniu milhares de fiéis no Gigantinho. Na ocasião, a Santa Missa foi presidida pelo arcebispo Dom Dadeus Grings e o Decreto de Beatificação foi lido pelo Nuncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri.


Ao comentar a beatificação, Bento XVI afirmou em 07 de novembro de 2010: “Ontem em Porto Alegre, no Brasil, teve lugar a cerimônia de beatificação da Serva de Deus Maria Bárbara da Santíssima Trindade, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Que a fé profunda e a caridade ardente com que ela seguiu Cristo suscitem em muitos o desejo de entregar completamente a sua vida à maior glória de Deus e ao serviço generoso dos irmãos, de modo especial dos mais pobres e necessitados.”.

Em 2011, na Praça de São Pedro, o Papa recebeu a relíquia da fundadora que foi entregue pelas Irmãs Amelia Thiele e Ignês Dalmolin.


Bem-Aventurada Bárbara Maix

Bárbara Maix (1818-1853) nasceu em Viena, Áustria. Migrou para o Brasil em 1848 e faleceu em 1853, no Rio de Janeiro/RJ. Morou 14 anos em Porto Alegre/RS e 11 anos no Rio de Janeiro (RJ). Para ser conhecida como santa, é preciso que um novo milagre seja reconhecido pelo Vaticano, o que está em analisado na Congregação para a Causa dos Santos. O presumido milagre atribuído à Bem-Aventurada ocorreu em Santa Lúcia do Piaí-Caxias do Sul e também é relativo a cura de queimadura grave.

Print your tickets