Faleceu a Irmã Lídia Maria Viera, uma das primeiras missionárias brasileiras na África

Obrigada, Irmã Lídia! Missionária do Amor e do Evangelho! Descanse em Paz!

Faleceu hoje, 22 de março de 2022,  em Porto Alegre/RS, aos 80 anos de vida e 56 de Vida Religiosa Consagrada, a Irmã Lídia Maria Viera, religiosa da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Brasil e Moçambique choram a partida dessa mulher consagrada de coragem e amor. De presença e testemunho.

Irmã Lídia foi mulher pioneira. Marcou a história da Congregação e da Igreja. Ao lado das Irmãs Ir. Lady Ribeiro (falecida), Ir. Amelia Marcon (falecida) e da Irmã Irma Toniolo (falecida) integrou a primeira comunidade de missionárias brasileiras em Moçambique, no continente africano. Deixaram tudo por amor e para o amor! Ali viveram e sofreram com o povo o drama da fome, das doenças, o sofrimento da guerra civil e a alegria da paz e da esperança de um novo tempo.

Natural de Ivorá, no Rio Grande do Sul, Irmã Lídia ingressou na Congregação em 1954. Professou os primeiros votos religiosos em 31 de julho de 1964, em Vale Vêneto – São João do Polêsine (RS), e a Consagração Definitiva em 31 de julho de 1973, em Silveira Martins (RS). Em 1985 deixou o Brasil para ser missionária em Moçambique. Doou-se na missão como professora, Mestra de Aspirantes, Mestra de Noviças e na missão Pastoral com os jovens, viúvas e atendimento à saúde. Permaneceu no continente africano até outubro de 2021, regressando ao Brasil por motivo de saúde. Estava em Porto Alegre/RS, onde recebia todos os cuidados de saúde. Irmã Lídia também tem outras duas Irmãs de família que são religiosas ICM. São elas: Irmã Santa Ângela Viera e a Irmã Terezinha Viera.

No documentário sobre os 25 anos de missão da Missão Moçambique, Irmã afirmou: “Eu aprendi a amar com esse povo. Este povo ensinou-me a amar. Ensinou-me a doação. A gratuidade alicerçada numa fé, numa confiança, numa entrega totalmente à Deus, principalmente no tempo da guerra. Estávamos inseguras em qualquer momento, mas o povo nos ajudou nesse sentido: a termos esperança também de dias melhores. A paciência que eles tinham no sofrimento, isso ajudou-me muito também.”, afirmou. [Para ver, clique no link https://youtu.be/WIGjBNXlqU8]

Por toda obra e bênção feita pela Irmã Lídia, louvamos e bendizemos a Deus! Seu testemunho é semente lançada nos corações de todas as Irmãs, leigos, leigas e familiares que a conheceram. Que floresça gerando vida em muitos lugares!

Que ela receba a coroa da glória e o descanso eterno junto do Imaculado Coração de Maria e da Trindade Santa!

Print your tickets