Em seminário, Irmãs ICM retomam compromisso contra o Tráfico de Pessoas

A retomada do compromisso congregacional com a causa do Tráfico de Pessoas é o foco do Seminário de Formação e Animação Missionária da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, que acontece de 14 a 16 de outubro, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

O Seminário tem como tema: “Vulnerabilidade, violências e tráfico de Pessoas: desafios e possibilidades de enfrentamento.”, e como lema: “O meu desejo é a vida do meu povo” (Est. 7, 3). Mais de 40 Irmãs, formandas e leigos, das Províncias Maria Mãe de Deus e Nossa Senhora de Guadalupe, que atuam nos campos missionários da educação, assistência social, animação missionária e vocacional. A participação acontece de forma presencial e online.



Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral do Setor Animação Missionária, destaca o Tráfico de Pessoas é causa comum assumida pela Congregação desde 2010, como marco da beatificação, e reafirmada pelo XX Capítulo Geral da Congregação:

“Temos o objetivo de refletir sobre o tráfico de pessoas, as múltiplas violências e as situações de vulnerabilidades com o intuito de aproximar e cuidar da humanidade ferida, sensibilizar e formar agentes multiplicadores, na defesa e promoção da vida”, disse.

Irmã Maria Aparecida destaca que, ao longo do encontro, verbo e ações como escutar o clamor, refletir a realidade, partilhar experiência e discernir processos vão nortear os trabalhos e estudos.

Na acolhida aos participantes, a Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral ICM, fez uma recordação bíblico-histórico da Rainha Ester, cuja fala é o lema do seminário. “Ester sabia mapear onde o povo estava precisando de libertação e salvação. Conhecia a realidade do Reino, e conhecendo isso, Ester disse: ‘o meu desejo é a vida do meu povo’. Que sejamos como Ester. Conhecer a realidade do povo parar levar vida. Que esta seja a nossa ação, com muita força e esperança.”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO

O primeiro dia é dedicado ao olhar místico e histórico, com a recordação do Marco Congregacional com a causa do Tráfico de Pessoas e palestra sobre a conceituação sobre o tema com a Irmã Eurides Alves de Oliveira. À tarde, exibição do filme “Pureza”, com ressonância do filme com o Francisco Alan, leigo ICM, assistente social e integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT – Pará).

No sábado, 15/10, será estudado as causas geradoras do Tráfico de Pessoas, com a assessoria da Irmã Maria Bernardete Macarini; Mecanismos de Enfrentamento, com a Irmã Micheli da Silva e as formas de enfrentamento.

Já no domingo, último dia do seminário, será destacado o trabalho em redes de parceria. Os participantes também apontarão ações e processos que podem ser desenvolvidas nos espaços de missão ICM.

 

Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets