Dia da Padroeira – Mensagem da Província Nossa Senhora de Guadalupe

Queridas Irmãs, Formandas, Leigos e leigas ICM, Companheiras e companheiros do caminho!

Celebramos hoje o terceiro domingo do Advento, o domingo da Alegria: “Alegrai-vos sempre no Senhor! Alegrai-vos. O Senhor está próximo! (Fl 4,4-5). Esta alegria de celebrar a chegada do Menino Deus que se aproxima trazendo Vida, Paz e Esperança de um novo tempo, se multiplica, pois, celebramos também a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e de nossa Província.

A jovem Senhora do Monte de Tepeyac, a Guadalupana que apareceu ao indígena Juan Diego no México em 1531, e foi proclamada padroeira do continente latino-americano 1945, nos revela o rosto materno e solidário de Deus com os pobres e excluídos/as em sua pluralidade étnico-cultural. Torna-se a pedagoga do Evangelho, que se encarna e faz morada nas tendas e estradas dos povos oprimidos.

A Virgem de Guadalupe, é uma mulher que caminha com a delicadeza e a ternura de uma mãe, que permanece e nos ensina a permanecer de pé em meio às tempestades (cf. Papa Francisco). “Que não se perturbe o seu rosto, nem seu coração. Não temas esta doença nem nenhuma outra, não fiques aflito não estou eu aqui, que sou sua mãe? Você não está debaixo da minha sombra e sob o meu cuidado? Não sou eu a fonte da sua alegria?”

Para além da dor, dos sofrimentos e incertezas deste tempo sombrio que vivemos, a presença de Nossa Senhora de Guadalupe, nos anima e impulsiona a “sair às pressas onde a Vida Clama” e em solidariedade missionária cantar o Magnificat da libertação com palavras e gestos de amor, partilha, cuidado e respeito à sacralidade da vida humana e de nossa casa Comum.
Nos convoca a assumir, a sinodalidade como caminho de sororidade, comunhão e participação efetiva e ativa na gestação do Projeto do bem viver para todos e todas na Província, na Congregação, na Igreja e na Sociedade.

Com esta disposição, celebremos todas e todos, apresentemos nossas necessidades com orações e suplicas acompanhadas de ação de graças (Fl 4,6), à Deus pela intercessão de nossa mãe e padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe, e vivamos este dia, este tempo com renovada alegria, fé, esperança e compromisso místico-profético com a vida!

Nossa Senhora de Guadalupe, Rogai Por nós e por todo o povo!

 

 

Irmã Eurides Alves de Oliveira
Coord. Provincial e Conselheiras

Print your tickets