Conselho Plenário reúne Irmãs da Província Nossa Senhora de Guadalupe

No primeiro grande evento presencial da Província Nossa Senhora de Guadalupe, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria se reúnem para um dos mais importantes eventos congregacionais: o Conselho Plenário e Assembleia.

O evento acontece de 1º a 04 de setembro, no Instituto Imaculado Coração de Maria, no Rio de Janeiro, capital. Mesmo antes do início dos trabalhos, as Irmãs já estavam envolvidas nas reuniões das equipes ampliadas (Formação, Animação Missionária e Bem-Estar). Agora, vivenciando o Conselho Plenário e a Assembleia, em âmbito provincial, as religiosas voltam seu olhar para a vida e missão da Congregação, bem como a projeção da caminhada institucional.

O Conselho Plenário e Assembleia tem como tema: “Vida Religiosa profética e solidária em comunidades sinodais” e o lema: “Saiamos às pressas, a vida clama”. Ao todo, mais de 50 Irmãs estão participando, sendo 48 presenciais e as demais na modalidade online.

Participando online, a Diretora Geral, Irmã Maria Freire da Silva, expressou o desejo de que o evento seja um tempo de encontro e vivência da transformação “com a alma do Carisma, como a intenção primeira da nossa fundadora Bárbara Maix, que tem em seu fio condutor o modelo de Maria, Mulher apressada para anunciar um novo tempo. Como Maria possamos cantar a beleza da vida”, disse.


Irmã Eurides Alves de Oliveira, coordenadora provincial, destacou que o Conselho Plenário é a expressão de uma missão comum.

“O Plenário é uma expressão de reafirmação de um projeto comum, uma missão comum. A primeira missão é sermos Irmãs do Imaculado Coração de Maria. O Plenário é o convite para retomar aquilo que nos propomos e, como Irmãs ICM, somos convidadas a revisitar e ser fiel à nossa raiz fundacional, ao nosso Carisma, espiritualidade e missão.”, afirmou.

Irmã Eurides convocou as participantes a exercerem a fidelidade criativa, deixando-se guiar pela Trindade Santa, por Maria e Bárbara, “mas também pelos sinais do tempos, pelos apelos da realidade, dos gritos do povo e necessidades do sujeito da missão”, declarou.

Na programação, há momento de estudos com a assessoria da Irmã Cleusa Maria Andreatta, IDP, análise de conjuntura das realidades do Brasil, Bolívia e Haiti; socialização da caminhada feita pelas comunidades e dos Projetos Sociais Solidários e o planejamento da caminhada do próximo ano.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

 

Print your tickets