Congregação saúda dom Adilson Busin por sua nomeação para a Diocese de Tubarão (SC)

Nesta quarta-feira, 03 de maio, o Papa Francisco nomeou Dom Adilson Pedro Busin, cs, então bispo auxiliar de Porto Alegre (RS), como novo bispo diocesano de Tubarão, em Santa Catarina. A Diocese estava vacante desde janeiro de 2022.

Dom Adilson é um amigo da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Com sua presença simples, alegre e de pastor, atendia semanalmente a Comunidade da Sede Geral, onde presidia a Celebração Eucarística.

Na alegria da notícia hoje revelada e manifestando profunda gratidão, Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação, escreveu mensagem de saudação à Dom Adilson. Leia a íntegra abaixo:

Reverendíssimo Sr. Dom Adilson Pedro Busin

“Celebrai ao Senhor, porque Ele é bom,
porque o seu amor é para sempre” (Sl 117,1)

Com muita alegria recebemos sua nomeação para a Diocese de Tubarão (SC). Certamente, esse é um momento esperado em seu episcopado. Podemos fazer uma metáfora: estão para se realizar as núpcias…e sua esposa, a Diocese, já está pronta a sua espera. Esperar no esperançar de um sonho que se torna verdade no amanhecer do dia que hoje chega para o senhor, trazendo-lhe o que lhe é próprio: uma Diocese. O longo noivado na Arquidiocese de Porto Alegre, lhe presenteou uma experiência fundamental na amizade, na missão com o povo, e com seus irmãos no episcopado.

Nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, da Comunidade da Sede Geral, o parabenizamos e lhe agradecemos sua presença em nossa Comunidade, na presidência das Celebrações Eucarísticas semanalmente. O senhor foi um irmão e um amigo, na sua simplicidade e jovialidade, testemunhando a alegria no seguimento a Jesus Cristo.

Que o senhor seja muito feliz em sua nova missão, na ousadia profética e na criatividade, no coração da Igreja, na porção do povo de Deus em Tubarão. Maria Mãe de Deus e Mãe da Igreja, o conduza com sua força maternal e missionária. O dinamismo trinitário de Deus desça valsando sobre sua vida.

A Divina Ruah seja sempre a instrutora da construção da unidade e comunhão, na vivência da sinodalidade, abraçando as vulnerabilidades dos pobres.

Nosso abraço, carregado de gratidão.

Irmã Maria Freire da Silva
Diretora Geral

Fotos: Comunicação Irmãs ICM e Victória Holzbach – CNBB Sul 3

Print your tickets