Congregação participa do lançamento do caderno “Nas trilhas do enfrentamento ao tráfico de pessoas”

Aconteceu na noite da terça-feira, 13 de dezembro, o lançamento do Caderno “Nas trilhas do enfrentamento ao tráfico de pessoas”. O subsídio, produzido pela Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano (CEPEETH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reforça, através da informação, a luta social contra o crime do tráfico humano.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria contribuiu na elaboração do material. As Irmãs Eurides Alves de Oliveira, coordenadora da Província Nossa Senhora de Guadalupe, Maria Bernardete Macarini, Conselheira Geral do Setor Assistência Social, Roselei Bertoldo, da Comunidade ICM de Manaus (AM) integram a Comissão Episcopal e a Rede Um grito Pela Vida, entidade parceira da causa. Também contribuiu na produção do caderno o leigo ICM Francisco Alan do Santos Lima, colaborador da Comissão Pastoral da Terra no Pará.
O material foi apresentado durante live no Youtube e redes sociais da CNBB.

Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, presidente da Comissão, destacou que a produção do caderno foi de encontro a necessidade de se ter um material robusto que apoie a formação dos/as agentes, em meio a um cenário de desinformação na sociedade:

“O caderno vem preencher essa lacuna para a capacitação de pessoas que querem colaborar, se juntar e somar contra o tráfico de pessoas. Esse caderno traz um conteúdo muito sólido, com uma linguagem muito acessível às nossas comunidades (…) É didático. Tem um designer atrativo e diagramação envolvente e, sobretudo, conteúdo. As pessoas que tiverem acesso poderão ter muito mais clareza sobre a realidade do tráfico, as formas e como podemos nos envolver no enfrentamento a esse crime que brada aos céus.”, afirmou o bispo do Marajó (PA).

A apresentação do subsídio foi feita pela Irmã Eurides Alves de Oliveira. Ela destacou que o material, organizado na metodologia ver, julgar e agir, ajudará a compreender a dinâmica do tráfico: identificação, enfrentamento e prevenção.

“Quando a gente fala da trilha do tráfico humano, a gente fala da trilha que absolve muitas e muitas pessoas, ferindo sua vida e dignidade” e completou: “Esse caderno é uma preciosidade. Usem, tomem conhecimento, estudem, se envolvam, divulguem e organizem os ciclos de debate sobre o assunto porque é um caderno que nos ajuda a defender a vida, a promover a dignidade e a construir uma sociedade mais livre da escravidão do tráfico humano”, enfatizou.

O Caderno “Nas trilhas do enfrentamento ao tráfico de pessoas” está disponível para download gratuito. Clique aqui e baixe o conteúdo.

Abaixo, assista a íntegra da live de apresentação.


Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets