Congregação lança itinerário para o Dia de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas

Com vistas ao Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, programado para o dia 08 de fevereiro, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria lança um subsídio com um roteiro de oração para a ocasião. O material foi publicado em português e em espanhol.

A atividade proposta é um gesto concreto de adesão Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, evento convocado pela Rede internacional Talitha Kum, da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), e realizado anualmente no dia 08 de fevereiro, memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita (1869-1947), religiosa sudanesa que viveu a violação do trabalho escravo. Neste ano, o tema é “Caminhando pela dignidade”. No Brasil, o evento é dinamizado pela Rede Um Grito Pela Vida.

O itinerário orante é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Permanente contra o Tráfico de Pessoas da Congregação e propõe às comunidades das Irmãs, bem como os grupos de leigos e leigas ICM, um grande dia de comunhão com a causa, através de uma melhor reflexão, oração e ação diante da triste realidade do tráfico de pessoas.

“O Dia Mundial nos convoca ao profetismo em favor da vida e da justiça. Cada uma, cada um de nós pode e deve contribuir com essa causa missionária. Por isso, em comunhão com a Igreja, de mãos dadas com a Vida Religiosa Consagrada no mundo, nos unimos na rede mundial de oração que acessa o coração de Deus em favor das vítimas dessa chaga social. Abramos os ouvidos, a mente e o coração para este clamor que brada aos céus.”, destaca a apresentação do itinerário.

O material é um roteiro que ajuda a rezar em comunidade ou individualmente. De acordo com Magnus Regis, assessor de comunicação da Congregação e integrante do GT Permanente, “as reflexões partem da contemplação da realidade, da contemplação da história de Santa Bakhita, passando pelo Evangelho, pelo chamado missionário, pelo compromisso congregacional com a causa e termina com as preces. Ao longo do momento orante, os/as participantes também refletem o compromisso coletivo e individual com o enfrentamento ao tráfico de pessoas” disse.

“Como lembra o Papa Francisco: “o Tráfico Humano é uma ferida aberta no corpo da sociedade contemporânea, um flagelo sobre o corpo de Cristo. É um crime contra a humanidade” (Papa Francisco, abril de 2014). Empenhamo-nos no cuidado com a humanidade ferida pela exploração e agimos contra as desigualdades causadas por sistemas econômicos e culturais.”, destaca Irmã Maria Aparecida Barboza, Conselheira Geral do Setor Animação Missionária, integrante do GT Permanente.

Clique na imagem abaixo e baixe o itinerário em português.


Clique na imagem abaixo e baixe o itinerário em espanhol.

Print your tickets