Congregação é homenageada com “Comenda Mérito Centenário” em Jaguari/RS

A história da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria é marcada pela contribuição fundamental para o desenvolvimento humano e espiritual de muitas cidades e regiões.

Um desses exemplos aconteceu na cidade de Jaguari, cidade da Região Central do Rio Grande do Sul, microrregião do Vale do Jaguari. A Congregação foi homenageada publicamente com a entrega da “Comenda Mérito Centenário” pela missão realizada na área da saúde e educação. A premiação marcou a comemoração dos 100 anos da cidade.

A Sessão Solene de entrega da comenda no dia 09 de dezembro, no Clube 7 de Setembro de Jaguari/RS, e reconheceu outras mais 27 pessoas e/ou entidades que contribuíram com relevantes serviços para o município. Em nome da Congregação, recebeu a comenda a Irmã Adelaide Queiróz Lima, Vice-Diretora Geral e Conselheira da Formação, que representou a Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral. Também marcaram presença as Conselheiras Gerais, Irmãs: Dalia Löff e Francisca Aparecida de Oliveira.

No ato da entrega, assim se pronunciaram: “A história da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria inicia em 1849, no Rio de Janeiro, pelas mãos de Bárbara Maix. A Congregação se instalou em Jaguari, em 1925, com a fundação do Ginásio São José, sistema educacional de conceituada credibilidade. Além do curso primário, possuía internato para meninas, escola de datilografia, aulas de bordado, pintura, desenho, música e curso de corte e costura.

Em 1991, a Congregação vendeu o prédio do educandário ao Município de Jaguari, onde permaneceu a Escola São José, por décadas. A Congregação deixou o Ginásio São José com 66 anos de história, construída com muito amor e doação, tornando-se um grande patrimônio cultural e religioso, gravado no coração dos filhos desta terra.

A Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria iniciou seu trabalho no Hospital de Caridade de Jaguari, em 1950. Com a saída das Irmãs Ursulinas em 1962, após uma crise financeira, o Hospital de Caridade passou a pertencer à Sociedade Educação e Caridade. A Congregação promoveu inúmeras ampliações e reformas do prédio, e aprimorou os serviços prestados ao longo dos anos.

Em 2009, foram realizadas diversas negociações com o Poder Público Municipal, que comprou o prédio e assumiu a administração do Hospital. Destaca a história, que as Irmãs do Imaculado Coração de Maria deixaram o Hospital de Caridade, de Jaguari, às 24 horas do dia 30 de novembro de 2009, reunindo-se em oração para que o hospital continuasse como um centro de referência na promoção e defesa da vida. Assim pelo grandioso trabalho desenvolvido pela Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, na comunidade Jaguariense, convidamos a Irmã Adelaide Queiróz Lima, para receber a distinção legislativa a ser entregue pelo primeiro secretário da Câmara Municipal, vereador Antônio Carlos Dapieve”.

A Congregação continua sua presença evangelizadora na cidade com duas comunidades religiosas.

Print your tickets