Congregação acolhe a Consagração Definitiva da Irmã Morgana Aparecida Garcia

Caxias do Sul/RS – Oito anos se passaram desde que a Irmã Morgana Aparecida Garcia fez a sua primeira profissão como religiosa. Após este tempo permeado por vivências, orações e amadurecimento pessoal e da fé, a jovem Irmã consagrou-se, para sempre, como Irmã do Imaculado Coração de Maria.

A Consagração Definitiva (ou profissão perpétua) aconteceu no domingo, 06 de fevereiro, e reuniu Irmãs, familiares, amigos e paroquianos na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Na Missa, que foi presidida pelo padre Eleandro Teles, Irmã Morgana pôs a mão sobre a Bíblia e leu a fórmula na qual assumiu os conselhos evangélicos (ou votos) de pobreza, castidade e obediência, como religiosa ICM, seguindo o Carisma deixado pela Bem-Aventurada Bárbara Maix.


Os votos professados foram acolhidos pela Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação, que, como símbolo desta etapa concluída, entregou o anel congregacional à jovem Irmã. Em seguida, Irmã Morgana também recebeu as Constituições ICM, da Irmã Teolide Secretti, coordenadora da Província Maria Mãe de Deus e o crucifixo, das mãos da Irmã Luciane Piovesan, conselheira provincial da formação.



“É a Deus que você dá seu sim. E é na Congregação que você quer viver seu sim, na pertença, na solidariedade, na comunhão, no fazer junto. Que a Trindade Santa conceda muita vida, felicidade e esperança na missão.”, disse a Irmã Maria Freire.

Na mensagem à comunidade, a Irmã Morgana trouxe a gratidão como ponto principal. Agradeceu às comunidades pelas quais passou, às pessoas que contribuíram com a formação, à Congregação e, de modo especial, a sua família:

“Buscar entender aquilo que eu queria para minha vida não foi fácil, mas eles (família) nunca falaram nada contra a minha vocação. Sempre me apoiaram. O apoio da família é muito especial e muito importante para viver a vocação”, disse.

Irmã Morgana comentou sobre ideias superadas de quem uma religiosa não ‘forma família’:

“Como religiosa, não deixei de formar uma família. Na verdade, eu ingressei em uma família já formada. A Congregação é a família que optei há 12 anos, quando ingressei no espiantado” e acrescentou: “Sou muito orgulhosa de ser uma Irmã do Imaculado Coração de Maria. Sempre digo que essa é a melhor Congregação e que tem a fundadora mais fantástica. A Congregação que aceita do jeito que nós somos, do jeito que Jesus nos chama. E isso é muito bonito: olhar para as Irmãs e ver que somos diferentes umas das outras, mas que temos um elo comum. Isso nos une, nos congrega e nos ajuda a continuar a missão de Bárbara”.

Irmã Morgana finalizou a mensagem agradecendo a Deus, “causa, sentido e razão” de sua vocação: “A forma como Deus foi conduzindo a minha vida é algo inexplicável” finalizou.
Momento emocionante foi quando Teresinha Garcia, mãe da irmã Morgana, leu uma mensagem. Disse que a celebração é um dia especial para família: “Que Deus te acompanhe e proteja sempre onde você for. Tua mãe te apoiou até hoje e seguirá te apoiando. Parabéns, minha filha! A mãe te ama muito”.
Biografia

Irmã Morgana Aparecida Garcia tem 28 anos e é natural de Redentora, no Rio Grande do Sul. É formada em Administração. Em fevereiro de 2010, com 16 anos, ingressou no aspirantado da Congregação em Frederico Westphalen, seguindo, depois, para Santa Maria. Em fevereiro de 2012 ingressou no Postulado, na Comunidade Coração de Maria, em Canoas. Em janeiro de 2013 foi admitida ao Noviciado, em Caxias do Sul. Professou os votos religiosos pela primeira vez em 20 de dezembro de 2014, renovando-os em dezembro de 2016, dezembro de 2018 e novembro de 2020.

Já como Irmã, a caminhada missionária registra o trabalho nas áreas de assistência social, educação, acompanhamento dos grupos de jovens e movimento social. Irmã Morgana passou pela comunidade da obra social da Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus, em Cachoeira do Sul; Comunidade Coração de Maria, de Canoas; Comunidade Madre Imilda, de Caxias do Sul, onde doou-se no serviço da Obra Social Coração de Maria e no Colégio Madre Imilda, onde atualmente vive sua vocação religiosa consagrada. Em breve, Irmã Morgana será enviada para a comunidade do Colégio Coração de Maria, em Santa Maria/RS.

Assista a íntegra da transmissão da Celebração Eucarística:

 

Confira a galeria de fotos:

Print your tickets