Celebração Eucarística e momento musical celebra o Dia da Bem-Aventurada Bárbara Maix

No dia em que a Igreja celebra a Bem-Aventurada Bárbara Maix, a fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria foi celebrada por Irmãs, leigos, leigas e devotos. Em Porto Alegre (RS), uma Celebração Eucarística foi realizada no Santuário São Rafael.

A Missa foi presidida por Dom Adilson Busin, cs, bispo auxiliar de Porto Alegre. Na homilia ele destacou o Evangelho das bem-aventuranças como um programa de vida para anunciar Jesus, como fez Bárbara Maix:

“Bárbara é Bem-Aventurada! É uma santa. Celebramos com todos os santos essa migrante que escutou as palavras de Jesus. Ela que navegou o Atlântico, saindo da sua Áustria, adentrou o mar e lançou suas redes em águas mais profundas (…) Ela creditou nas Palavras de Jesus”.


Dom Adilson afirmou ainda que Bárbara é uma inspiração. “Santos continuam a história de Jesus Cristo para fazermos parte da grande multidão, daqueles que alvejaram as vestes no sangue do Cordeiro”, disse o bispo, acrescentando que a missão que fica é a de sermos continuadores de sua obra: “Fazer nosso caminho de santidade, seguindo Jesus, como missionários anunciadores do seu Reino”, finalizou.

Ao final da Celebração Eucarística, Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral da Congregação, dirigiu mensagem à comunidade. Em suas palavras, a certeza de que Bárbara Maix é feliz, e explicou:

“Bárbara é feliz. Feliz porque já adentrou no mistério de Deus, contemplado a face da Trindade. E isso antecipa o que será para nós essa contemplação da face trinitária de Deus. Nós temos que viver a santidade aqui. E a santidade é tornar visível a missão de Jesus Cristo no mundo, a manifestação dos seu Reino. É abrir-se a graça de Cristo, seguindo atentamente e, de forma autêntica, à ação do Espírito que se deixa conquistas pelo amor de Jesus Cristo, e traz a marca as marcas da cruz e a luz da ressurreição”, destacou.

Irmã Maria Freire completou:

“Bárbara viveu o dinamismo, fundou a Congregação para visibilizar o projeto de Deus no compromisso com os mais pobres com uma educação humanizante e humanizadora. Bárbara retrata sua união com a beatíssima e amada Trindade Santa, assumindo seu projeto de comunhão e unidade, através de posturas éticas, na defesa e promoção da vida” pontou.


Após a Celebração Eucarística e almoço de confraternização, as Irmãs participaram do momento musical em homenagem à Bem-Aventurada. O evento foi marcado pelo louvor e gratidão a Deus pela beatificação da fundadora. As apresentações, realizadas no Santuário São Rafael, foram protagonizadas pela Irmã Maria Zeni do Nascimento, Sandra Silveira (Teclado), Carlos Roberto Moreira, Salete Salvalaggio (voz) e Manuela Manhago (voz).

 


Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets