Artigo mensal – Abraçar a vulnerabilidade no caminho sinodal

O Ano de 2022 começa com uma grande esperança de que a pandemia pudesse melhorar. No entanto, vemos que continua com bastante força. Nós, Mulheres consagradas ao Reino de Deus, teimamos em acreditar que a vida sairá sempre vencedora. Esse Ano, nós consagradas, vivemos um evento memorável em nosso itinerário. A UISG – União Internacional das Superioras Gerais, das Congregações Femininas, traz presente a realização da Assembleia Plenária com o tema: “Abraçar a Vulnerabilidade em Caminho Sinodal”, que se realizará em Roma no mês de maio de 2022. Para isso, está acontecendo a preparação com a participação das delegadas das Constelações mundiais, no Brasil, a União das Superioras Gerais das Congregações Brasileiras – SGCB.

Portanto, segue a organização apresentada pela presidenta da UISG, Irmã Jolanta Kafka:

A Assembleia Plenária da UISG é um dos eventos mais importantes na vida da União e é reservada exclusivamente a seus membros, as Superioras Gerais das Congregações Religiosas.
Pela primeira vez, desenhamos um PROCESSO da Assembleia 2022 que inclui três fases e é reservado para as Superioras Gerais:

– Primeira fase: Reuniões online nos dias 14 de março e 4 de abril de 2022, das 13h às 15h30min (fuso horário de Roma)
– Segunda Fase: Encontro em ROMA
– Fase final: Reunião online no dia 11 de julho de 2022, das 13h às 15h30min.

Tudo isso leva a um processo de escuta da Palavra de Deus e sobre o significado prático do que seja “abraçar a vulnerabilidade em Caminho Sinodal” nas Congregações, em um itinerário de discernimento; o que abraçar para transformar e o que abraçar para dar continuidade.

Necessário no Caminho sinodal é ser capaz de recriar metodologias adequadas que visibilizem nossa vida Consagrada através do testemunho da alegria, da esperança e da solidariedade com os mais vulneráveis, ad-intra e ad-extra. O Caminho se faz a partir da comunhão que brota da diversidade das culturas, dos saberes, da inteligência espiritual e a inteligência emocional, buscando a inteligência racional como articuladora sintética das realidades refletidas, compartilhadas e novamente experienciadas no âmago de nosso ser consagrado. Nesse Caminho, encontra-se Jesus Cristo abraçado com os que estão à margem dos projetos políticos sociais e econômico. Jesus é o verdadeiro Bom Samaritano que desce em um caminho trilhado por pessoas descomprometidas, mas que olha, vê e tem compaixão.

A Vida Religiosa Consagrada traz desde as origens as marcas do Crucificado-Ressuscitado e a opção pelos pobres. Também nós Irmãs do Imaculado Coração de Maria, somos marcadas pelo seguimento de Jesus Cristo, sob o dinamismo da Divina Ruah, no aconchego misericordioso de Deus Pai. Viver a Consagração é mergulhar no Mistério Trinitário de Deus e, ungidas por seu amor e graça, mergulharmos na realidade dos sujeitos históricos de nossa missão. Sem dúvida requer sentido de pertença Congregacional e eclesial, mas, também, compromisso com a realidade que nos interpela, que geme nos vulcões do meio ambiente, no choro da terra e dos mares, nos gritos dos enfileirados na fila do desemprego e da fome. Sejamos profetisas de um Tempo Novo. Celebremos com o violino da Paz e a harpa da justiça a festa da alegria, do compartilhamento da solidariedade e da ternura que insiste em acarinhar o rosto da verdade. A Bem-Aventurada Bárbara Maix, mulher corajosa e autodeterminada, nos impulsione sempre.

Um grande abraço.

 

 

Irmã Maria Freire da Silva.
Diretora Geral da Congregação das
Irmãs do Imaculado Coração de Maria

 

 

Print your tickets