Ação de graças marca o encerramento da Comunidade ICM em Teresina, Piauí

O fim de um ciclo que lança sementes de esperança e de compromisso com o Evangelho. Assim foi celebrada, com ação de graças, o encerramento da comunidade ICM Cristo Libertador, das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Teresina, Piauí.

No sábado, 06, e domingo, 07 de agosto, os fiéis, leigos e leigas ICM se reuniram para recordar a história e celebrar as mais de três décadas evangelizadoras ICM.

No sábado, aconteceu o “Retalhos da história”, um encontro para recordar toda a missão realizada. Na Igreja, de modo on-line e presencial, Irmãs e leigos destacaram os feitos das religiosas ICM que ajudaram a Igreja local ser mais fiel a Jesus e seu Projeto de Amor:

“Foi no grupo de jovens que tudo começou. Não tínhamos Igreja. A celebração era na frente da minha casa. Com a ajuda das Irmãs, conseguimos o material de construção para a Igreja. Lembro que a Irmã Dalva (Turella), quando viajava, deixava de lanhar ou almoçar, para que aquele dinheiro fosse usado para comprar os bancos da Igreja. Da mesma forma foi para a construção do Centro Pastoral que a nossa comunidade. Tudo o que temos hoje é graças ao trabalho das Irmãs em nossa comunidade.”, afirmou Telma Maria, liderança da comunidade.



E assim, a ação das Irmãs abriu caminhos de cidadania, de esperança e melhora de vida na região Sudeste de Teresina. A luta social e a evangelização andaram juntas. Foi assim que, ao lado dos moradores, foi conquistada a linha de ônibus que atende a comunidade; o Centro de Pastoral que virou um centro de vida: acolheu o Posto de Saúde da Família, a Pastoral da Criança e o grupo da Saúde Alternativa, o Projeto Social solidário que por muitos anos atendeu crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar; a escola de formação de lideranças, escola bíblica, o teatro, a catequese, o grupo de jovens, entre tantas outras ações proféticas.


Já no domingo, a Santa Missa trouxe o selo da gratidão pelo serviço doado, pelo Carisma de Bárbara Maix vivido pelas Irmãs que passaram na comunidade e pelo bem realizado aos sujeitos prioritários da missão: crianças, adolescentes, jovens e famílias.

“Gratidão a vocês, Irmãs. A comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ganhou um presente quando as Irmãs chegaram nessa região pouco habitada. Essa área da Igreja era um grande palmeiral não habitado, que o povo que não tinha casa para morar, ocupou. Nunca esqueço quando, nos meus 16 anos, vi a polícia na frente da casa das Irmãs. A Irmã Dalva abriu a casa para a colher as mulheres e homens que iriam apanhar da polícia, que tinham vindo retirar os ocupantes da área. Foi a primeira vez que eu vi a presença das Irmãs. Também não esqueço a Irmã Dema que numa terça-feira me chamou para ser catequista.”, afirmou o leigo ICM Francisco Alan.

Na celebração estavam presentes as Irmãs Rosa Ilma Lobato, que participou da fundação da comunidade, hoje Conselheira Provincial; Maria Janete Rodrigues da Silva, Maria de Fátima Santos e Neuza Lovis, conselheira do Setor Animação Missionária da Província Nossa Senhora de Guadalupe.


À Comunidade, Irmã Rosa Ilma lembrou co começo de tudo, as lutas empreendidas e convidou à juventude a pensar sobre a vocação e a vida. Também afirmou:

“Apesar do coração apertado, muito apertado, estamos com o coração agradecido a Deus pela oportunidade que Ele nos deu de armar a tenda nesta terra abençoada. Fomos construindo essa história tecida de muitos sonhos, de muita resistência, de muito desejo de acertar (…) A gente sai triste por um lado, mas feliz. Feliz por saber que essa semente que foi jogada encontrou um terreno fértil. Essa semente germinou, cresceu e tem tantos frutos. Nossa palavra é de louvor e gratidão a Deus.” afirmou Irmã Rosa Ilma.

Ao final da missa, as irmãs foram abençoadas e enviadas para a missão.

As lideranças da comunidade afirmam que o Carisma ICM permanecerá vivo na comunidade. A Bem-Aventurada Bárbara Maix é co-padroeira da comunidade. Quadro e a relíquia da fundadora já foram entronizados no templo. Além disso, o grupo de Leigos e Leigas ICM continuará atuando em atividade.

As Irmãs do Imaculado Coração de Maria continuam sendo presença profética e evangelizadora no Piauí através da comunidade da cidade de Picos.



Por: Magnus Regis | comunicacao@icm-sec.org.br

Print your tickets