Além da celebração e do reconhecimento, o 8 de março também é data de luta. Neste Dia Internacional da Mulher, as Irmãs do Imaculado Coração de Maria marcaram presença em diferentes espaços de mobilização social, reafirmando o compromisso com a defesa da vida, da dignidade e dos direitos das mulheres.
Em Porto Alegre (RS), a Irmã Maria Aparecida Barboza, conselheira geral do Setor de Animação Missionária, participou como convidada do podcast PodQuestão ArqPOA, da Arquidiocese de Porto Alegre. Durante o programa, foi debatida a preocupante realidade dos altos índices de feminicídio no Rio Grande do Sul.

“A realidade do feminicídio toca o nosso coração, porque toca o coração do Evangelho e, sobretudo, porque a maioria das nossas lideranças são mulheres (…) É uma ferida que toca a todos nós, que é necessário e urgente, na esfera da comunidade cristã, falarmos sobre ele”, afirmou a Irmã durante a conversa.
Em Manaus (AM), a Congregação também esteve presente na semana de incidência social em alusão ao 8 de março. Integrando a Rede Um Grito Pela Vida, a Irmã Rose Bertoldo e a leiga ICM Sandra Loyo participaram do ato público organizado por instituições que compõem o Fórum Permanente das Mulheres do Amazonas. Com o tema “Contra o feminicídio e as violências que o Estado não vê”, a mobilização reuniu centenas de mulheres em caminhada da Praça da Polícia até a Praça Dom Pedro II, encerrando-se com um ato cultural e uma feira de economia popular solidária.


Já em Fortaleza (CE), a mobilização ocorreu na Barra do Ceará, região norte da capital cearense, com o tema “Ocupar as ruas: pela vida das mulheres e pelo fim das violências”. O ato reuniu diversos movimentos sociais e levantou pautas como o fim da escala 6×1, a defesa de condições dignas de vida e o respeito aos direitos das mulheres. As Irmãs Rosa Ilma Lobato e Ivonete Félix de Morais participaram da manifestação.


A presença das Irmãs nesses espaços expressa o compromisso com a promoção da vida e reafirma a causa da mulher que foi assumido por toda a Congregação para o sexênio 2021-2026.
