No dia 6 de novembro, quando a Igreja celebra a memória litúrgica da Bem-Aventurada Bárbara Maix, fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, todas as comunidades ICM, em sinodalidade, se reuniram para celebrar a Abertura do Ano Capitular ICM. O momento marcou o início de um tempo especial de graça, discernimento e comunhão em toda a Congregação.
O Ano Capitular tem como tema “Reconfiguradas em Jesus Cristo, tecer caminhos de esperança e profecia no cuidado com a vida” e como lema a expressão bíblica: “Nascer de novo” (Jo 3,3). Esse período é vivido como um itinerário de oração, escuta e construção coletiva, que prepara o caminho para o Capítulo Geral, a ser realizado de 3 a 12 de novembro de 2026.
Mais do que um tempo de preparação, este Ano Capitular assume um significado ainda mais profundo, pois coincide com o processo de reconfiguração congregacional, que transformará a atual organização com duas províncias em um único corpo congregacional. Essa reorganização visa fortalecer a unidade, dinamizar a missão e favorecer uma presença mais profética e significativa nas diversas realidades onde a Congregação atua.
Em mensagem dirigida às comunidades, a Irmã Maria Freire da Silva, Diretora Geral, afirmou:
“É com esse legado, que hoje iniciamos o Ano Capitular de nossa Congregação, que se concluirá com o Capítulo Geral em novembro de 2026. Teremos como tema capitular: ‘Reconfiguradas em Jesus Cristo, tecer caminhos de esperança e profecia no cuidado com a vida’ e o lema: Nascer de novo (Jo 3,3). Todas as comunidades são convidadas a entrar nessa ciranda e a construir pontes de amor, comunhão e sinodalidade.”

Como parte das celebrações, foi elaborada uma oração própria para este tempo capitular, que acompanhará as comunidades ao longo de todo o processo, fortalecendo a fé, a comunhão e a esperança que movem a missão ICM.
Irmãs do Imaculado Coração de Maria
Oração para o XXI Capítulo Geral
“Ó Deus, nosso querido Pai-Mãe, que dissestes: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), inclinai vosso ouvido para acolher nossas súplicas que nascem do coração:
Nós, Irmãs do Imaculado Coração de Maria, movidas pelo Espírito Santo e, em fidelidade ao legado da Bem-Aventurada Bárbara Maix, assumimos, pessoal e comunitariamente, a Reconfiguração da Congregação.
Reveste-nos de coragem e ousadia para “não resistirmos ao Espírito Santo e aproveitarmos graças tão grandes”, como nos pede nossa Fundadora (14/09/1871).
Reveste-nos do dinamismo trinitário para realizarmos em gestos concretos o Tema do XXI Capítulo Geral Ordinário: “Reconfiguradas em Jesus Cristo, tecer caminhos de esperança e profecia no cuidado da vida”.
Reveste-nos de sabedoria profética para que nos deixemos provocar e iluminar por vossa Palavra, expressa no Lema escolhido: “Nascer de novo” (Jo 3,3).
Reveste-nos de força espiritual para que possamos “fazer a vossa Vontade acima de tudo” (05/07/1866), como Bárbara definiu nosso Carisma, renascendo todos os dias com vida nova em nosso modo de pensar, sentir e agir diante de tantos clamores que bradam por discernimento, participação e comunhão no assumir os desafios de um mundo globalizado e biotecnicamente avançado.
Reveste-nos de um coração misericordioso e compassivo capaz de ver no rosto ferido dos pobres, sujeitos de nossa missão, Aquele que se fez pobre para os pobres. Chamadas a “não esquecer os pobres” (Constituições de 1852), defender e promover a vida é também ser fiel à Palavra de Jesus: “Sempre que fizestes isto a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes” (Mt 25,40).
Reveste nosso coração de júbilo para vivermos a recomendação de Maria, nossa Padroeira, “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5), permitindo que Jesus molde nossa identidade para segui-Lo com novo coração e novas atitudes.
Reveste-nos de sentimentos de gratidão porque “derramastes vosso amor em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
Na certeza de que a Trindade Santa continua refundando a Congregação, para que seja, na Igreja e no mundo, sinal de comunhão e sinodalidade e, com resiliência e fé, superemos obstáculos como “sentinelas da esperança”. Assim seja!
Com aprovação eclesiástica
Baixe a oração em PDF. Oração Ano Capitular – XXI CGO
