A mercantilização da vida gera o tráfico de pessoas, diz Irmã Maria Bernardete Macarini

Quais são as causas geradoras do Tráfico de Pessoas? Foi esse o questionamento que deu início ao segundo dia do Seminário de Formação e Animação Missionária da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre/RS.

Na manhã sábado, 15 de outubro, a temática foi assessorada pela Irmã Maria Bernardete Macarini, Conselheira Geral do Setor Assistência Social ICM: “O sistema que estamos hoje é o da mercantilização da vida, da desigualdade, da exploração do trabalho. Os que têm, querem ter mais. E os que querem ter mais, mercantilizam a vida. Esse é o capitalismo que gera o tráfico humano”, disse.


Irmã Bernadete destaca que o crime do tráfico humano tem suas raízes no modelo econômico, que potencializa as vulnerabilidades sociais como o desemprego, a fome, a negação de direitos básicos. Essas causas geradoras, afirmou a religiosa, precisam ser cada vez mais conhecidas pelos agentes que atuam nessa causa para que as ações de prevenção e enfrentamento sejam cada vez mais eficazes.

Durante a apresentação, frases e orientações do Papa Francisco foram destacadas como incentivo aos participantes do Seminário.

“O que defendemos é uma mudança estrutural na sociedade. Que haja mudanças significativas com uma economia de comunhão que coloque a pessoa no centro e não o lucro”, finalizou.

Print your tickets